sexta-feira, 9 de junho de 2023

[Off Topic]: Crónica de uma escapadinha a Valência

Junho de 2023, chega o momento de recuperar energias, de trocar os manípulos do eléctrico pelos bilhetes e de passar de tripulante a passageiro. De local, a turista. Numa escapadinha de 4 dias, o destino deste ano e após o interregno provocado pela pandemia, foi o nosso país vizinho. Valência foi a cidade escolhida e que bela surpresa. Há muito na lista, até porque era uma cidade com eléctricos, entre os quais constam os Siemens iguais aos que conduzo habitualmente na 15E.


Valência é uma cidade portuária que se situa na costa sudeste de Espanha, banhada pelo Mar Mediterrâneo com as suas águas agradáveis como pudemos comprovar nesta viagem que fiz com a minha namorada. Conhecida como Cidade das Artes e das Ciências, com edifícios e construções futuristas, Valência conta igualmente com praias e a sua população ronda os 790 mil habitantes. Dista aproximadamente a 1h30 de avião desde Lisboa e o custo de vida é muito semelhante ao nosso no que diz respeito ao comércio a retalho, contudo os salários são mais aprazíveis que os nossos. Diria que comparando com Portugal, aqui trabalhamos para sobreviver e em Valência trabalha-se para viver... 


Durante esta estadia, tive a oportunidade de conhecer a rede de eléctricos que é composta por quatro linhas (L4, L6, L8 e L10) que se juntam às restantes linhas de metro (L1, L2, L3, L5, L7 e L9), fazendo todas elas parte da Metrovalência, empresa gerida pela FGV - Ferrocarriles de la Generalitá Valenciana. Todas as linhas circulam numa bitola de 1000mm ao contrário de Lisboa com os seus 900mm de distância entre carris.

A informação ao público é clara e intuitiva. Comprar um título de transporte é fácil quer seja nos postos de atendimento ao cliente, quer sejam nas diversas máquinas instaladas em todas as paragens e estações. A validação dos títulos de transporte é feita nos pórticos de entrada do metro ou nas paragens de eléctrico antes de entrar a bordo dos veículos. Outra das surpresas é o sistema tarifário que permite num cartão recarregável, serem carregados dois títulos de transporte para dois passageiros, ou seja, numa viagem Aeroporto-centro com 3 zonas associadas no trajecto, um cartão de 1€ permite o carregamento de duas viagens (3.00€/passageiro), ando um total de 7€. Como funciona? o primeiro passageiro abre a cancela e passa o pórtico. O segundo passageiro volta a validar o cartão e passa o pórtico. Simples e mais económico e amigo do ambiente.


Os veículos encontram-se apresentáveis e limpos, sem vestígios de vandalismo, à semelhança de toda a cidade que se apresenta cuidada e limpa. Andar nas ruas é quase como que andar em casa na sua maioria, onde dificilmente encontramos dejectos de animais ou papeis no chão. 

Recheada de monumentos de interesse histórico e cultural, Valência dispõe de um cartão turístico à semelhança de Lisboa, nas opções de 1,2 e 3 dias, dando acesso a museus e transportes, e descontos em parceiros. A arquitectura dos seus prédios fazem-nos andar de cabeça bem levantada e de olhar atento, como são por exemplo os casos do edifício do Banco de Valência, da Estação do Norte, da Câmara Municipal ou da Catedral.

Valência tornou-se uma agradável surpresa e certamente que voltarei a visitar, por isso, não posso deixar de aconselhar uma visita. As pessoas são amigáveis e a comida é igualmente uma agradável surpresa, onde o destaque vai para a paella valenciana, mas onde outros pratos se destacam. 

E como não pretendo ser um spoiller das suas próximas férias em Valência, apenas deixo algumas imagens da cidade com destaque para o tema que se destaca neste blogue, os transportes públicos. Não quero contudo terminar sem fazer uma referência à empresa FGV/Metrovalência pela amabilidade com que me recebeu e pela autorização concedida para a captação de imagens durante a minha estadia no interior das suas instalações, assim como agradecer a simpatia dos colegas com quem me cruzei durante as viagens.
























1 comentário:

CR 35 disse...

Pelas fotos e pela descrição ainda estamos pouco evoluídos a níveis de transporte. Obrigado pela partilha

Translate