Em vésperas da recepção ao Papa nas jornadas mundiais da juventude, Lisboa mostra não estar preparada para eventos dessa dimensão. Os transportes não conseguem cumprir horários, as pessoas andam stressadas e descarregam no motorista ou guarda-freio que tem por estes dias de ser o muro das lamentações de quem quer chegar rápido ao destino, mas que demora uma eternidade.
Um trajecto que habitualmente demora 12 minutos hoje demorou 1h05. O Cais do Sodré é um autêntico caus, sobretudo quando não estão por lá os agentes da polícia municipal a lembrar os condutores que só devem avançar para o cruzamento se tiverem a garantia que o conseguem passar sem o bloquear. Hoje não sei se a polícia municipal esteve em greve mas o certo é que hoje o trânsito chegou mesmo a parar no Cais do Sodré.
Depois as manifestações que estão novamente na moda em que todos os dias há uma sabe-se lá onde e para onde. A juntar a tudo isto os condutores de tvde's super concentrados no smartphone, muitas das vezes circulado em marcha lenta porque não estão a encontrar o cliente. Lisboa está intransitável e desgastante, está desprezada e saturada.
E não é assim que se promove a mobilidade. Assim não dá para incentivar o uso do transporte público senhor presidente. Esqueça as conferências e pense na cidade, olhe pelos seus habitantes e em quem nela trabalha. Lisboa merece mais e melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário