sábado, 27 de agosto de 2022

Adeus.... Até um dia.... não deixas saudades!

Passaram 2 anos e alguns meses. Foi um longo período a ter de a suportar durante todo o dia de trabalho, fizesse chuva ou sol, frio ou calor. Foram meses e meses a ter chatices com ela. Amada por muitos e odiada por outros tantos. Chegou finalmente ao fim a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos e começou às 00h00 deste dia 27 de Agosto de 2022, após publicação durante o dia de ontem em Diário da República.

A medida já pecava por tardia, porque quer em supermercados, centros comerciais, espectáculos, eventos desportivos e afins já não era obrigatório o uso da máscara, sendo estes locais com muita concentração de pessoas. Chega assim ao fim aquela temporada desgastante em que constantemente parecíamos ter de fazer o papel de educadores de infância, porque a máscara era quase usada apenas como que um livre acesso ou uma "via verde" para entrar no transporte público. 

Arrancando da paragem e olhando pelo espelho, já tínhamos narizes de fora, queixos à mostra entre outras coisas mais. Durante estes tempos vi coisas que nunca pensei ver e apercebi-me que a estupidez humana não tem limites. Entre garrafões de água a fazer de máscara, passando por meias e terminando em cuecas, valia tudo para tentar entrar quando não havia uma máscara disponível.

Houve até quem reutilizasse máscaras de terceiros, que além de nojento era só uma forma muito agradável de transmissão do vírus. Chega ao fim a saga da máscara num eléctrico ou autocarro perto de si e a partir de agora cabe a cada um de nós medir a circunstâncias no que diz respeito à utilização da máscara, uma vez que passa a ser facultativo o seu uso.

Se a pandemia nos trouxe numa primeira fase uma calma que há muito desejávamos, trouxe-nos também a privação de alguma liberdade, que agora é reposta, onde podemos voltar a respirar sem barreiras, onde podemos sorrir e ver sorrisos. Desta pandemia, apenas espero que permaneça a cortina de protecção no eléctrico que foi sem dúvida uma das melhores coisas que apareceu, limitando assim, e resguardando até um pouco, o nosso espaço de trabalho.

Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL e sejam responsáveis. 

[Foto: DN.PT]

2 comentários:

Anónimo disse...

Ui tanta crítica à máscara. N se esqueçam que vocês era só motoristas/guarda freios. Não eram polícias, quantas vezes vos vi aborrecidos com alguém por n usar, quando n era da vossa competência, mas das autoridades multar ou fazer o q quer q seja. Concentrem se em fazer a vossa função agr. Aguardo pelo desabafo que fazes sempre que os passageiros não querem sair na última paragem!

CR 35 disse...

Infelizmente o nosso povo é um bocado retrogrado, desconfia de tudo e de todos , mas se na altura, com um pouco de sacrifício mesmo desconfiados acatassem as diretrizes da DGS em vez de 2 anos seria um de restrições. Veremos e esperamos que sim, não se agrave e passe a sintomas ligeiros, bastando tomar cuidados básicos para não se alastrar mesmo que ligeiro. Boas viagens e aproveitem os sorrisos que se esconderam durante estes dois anos .

Translate