domingo, 11 de julho de 2021

Onda de calor atravessa Portugal: Quando o AC só funciona em andamento...


O Instituto Português do Mar e Atmosfera alertou para a subida das temperaturas no fim-de-semana e não falhou. Uma onda de calor atravessa Portugal e os termómetros passaram rapidamente os 40 graus já no sábado, dia em que iniciei mais uma semana de trabalho pelas 15h30, altura em que rendi o colega na 28E procedente de Prazeres. O eléctrico vinha vazio e comentei com os botões do meu pólo também ele quente... "Bem isto hoje com o calor devem ir para a praia ou ficar em casa..." Mas tudo não passou de um pensamento.

Rendição efectuada, uma senhora pede para entrar porque estava "muito calor na paragem que não se aguenta estar ao sol..." dizia-me num português arranhado de francês. Arranco em direcção ao Martim Moniz, com apenas aquela senhora que havia entrado e sentado num dos muitos bancos disponíveis, todos eles à janela. O carro seguia com todas as janelas abertas até que parados no semáforo, ali mesmo em frente ao estaleiro das obras que darão lugar à futura estação do Metro da Estrela, a senhora em questão, sentada no penúltimo lugar do lado esquerdo do eléctrico questiona: "Senhorre, não pode ligarre o ar condiccionado? Está muito calorre!"

Expliquei-lhe que o Ar Condicionado já estava ligado no máximo! (As janelas estavam todas abertas), mas percebi que ela não estava a brincar quando responde "mas como está no máximo que não se sente nada! Deve serre por ter as janelas abertas!". Disse-lhe que se tratava de uma tecnologia de ponta, em que só sentia o fresco em andamento... Pois afinal tratava-se de um eléctrico antigo e não de um autocarro. Ela sorriu e disse, que "mesmo assim pensava que tivesse arre condicionado. É que não se aguenta mesmo..."

E lá foi até ao Martim Moniz, de onde queria voltar para a Estrela, dando a entender que estava em pleno passeio, e não por obrigação como foi o meu caso que ali tive de andar até ás 23h10, hora essa a que os ponteiros ainda apresentavam 28 graus! Um dia verdadeiramente quente e sufocante, que antecede a um domingo, também ele com temperaturas altas. Haja muita água para hidratar e uma sombra para refrescar.

Boas Viagens a bordo dos veículos da CCFL! 

1 comentário:

jose luis covita disse...

Texto e situação muito interessantes. Bem escrito.

Translate