quarta-feira, 4 de março de 2020

Sabia que "Eléctrico", em checo é "Tramvaj"? Hoje apresento-vos os nossos eléctricos em checo

Ao longo dos 13 anos de Carris, já foram muitas as histórias e peripécias, alegrias e por vezes tristezas. Conduzir um transporte público em Lisboa tem tanto de excepcional, como de decepcionante. Se abrimos a porta para entrar mais um passageiro, somos "um anjo", se dizemos que não por questões de segurança, já somos "um diabo". Trabalhamos num constante vai e vem pelas ruas onde o trânsito cada vez menos, respeita o transporte público, embora as políticas da câmara queiram contrariar essa linha, ou não fosse Lisboa a capital verde europeia 2020.

Contudo conduzir um eléctrico em Lisboa é algo realmente fascinante. Contactamos com todas as culturas porque na verdade temos dos eléctricos mais procurados do Mundo e de há algum tempo a esta parte, aliando a minha paixão pela Carris à paixão pela República Checa, tenho tido o prazer de transportar alguns grupos de turistas que visitam Lisboa através da agência Rady na Cestu com o António Pedro Nobre a mostrar-lhes os recantos mais pitorescos e os locais mais característicos da capital aos olhos de um português, para que também os checos se sintam em Lisboa como se estivessem em casa. 

No âmbito dessa visitas fui convidado no ano passado a participar num video sobre a cidade, realizado pela referida agência de viagens, onde pus em prática um pouco do checo que aprendi na faculdade de letras da universidade de Lisboa. Confesso que é mais fácil conduzir um eléctrico que falar checo, mas ambas me dão um prazer enorme, ora veja... 


Na verdade os nossos eléctricos, são muito mais que um transporte público. São uma atracção turística como nos mostra o António Pedro Nobre neste video.

Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL!

Sem comentários:

Translate