sábado, 14 de março de 2020

Carris dá a conhecer novas medidas adicionais preventivas ao COVID-19 (Actualização)

No âmbito das medidas de prevenção ao Covid-19 e no seguimento das medidas apresentadas ontem à Comunicação Social por parte da Carris, com vista à implementação de novas medidas na limpeza e desinfecção dos veículos da empresa que prestam serviço público, assim como à limitação da venda de tarifas de bordo por parte dos seus tripulantes a partir desta segunda-feira, vem agora o Conselho de Administração da transportadora dar a conhecer aos seus clientes que para já não foram decididas alterações na oferta do serviço. 

Ainda assim, há novos procedimentos a ter em conta no serviço prestado pela Carris, como adianta a transportadora através do seu site oficial em www.carris.pt .

Assim sendo já a partir das 00h00 do dia 15 de Março, "a entrada nos veículos da CARRIS, autocarros e eléctricos, passará a ser realizada através da porta traseira, de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes. A Carris irá durante a próxima semana colocar fitas delimitadoras do posto do tripulante. Dado que as entradas se passam a efectuar pela porta de saída, os clientes deverão adoptar as regras a que já estão habituados a utilizar em outros modos (nomeadamente no Metropolitano e na CP), ou seja, deixar os passageiros sair primeiro antes de entrarem na viatura", lê-se no comunicado.

A mesma informação adianta ainda que "na sequência da colocação da sinalética nos veículos da CARRIS, a venda de tarifas de bordo nos veículos da Carris encontra-se suspensa por tempo indeterminado. As validações por parte dos passageiros são facultativas. O acesso ao miradouro de Santa Justa, bem como o elevador de Santa Justa encerrarão por tempo indeterminado a partir do dia 15 de Março. Os ascensores do Lavra e da Glória mantêm a sua operação normal, sem vendas de tarifas de bordo. O ascensor da Bica, mantém a sua operação normal, mas o compartimento do guarda-freio ficará interditado a passageiros. As vendas de tarifas de bordo estarão suspensas tal como nos outros meios da Carris".

Recorde-se que a venda de títulos de transporte "na rede própria da CARRIS, Lojas e Quiosques, passam a ser realizadas exclusivamente por pagamentos com cartão. A partir de segunda-feira, dia 16 de Março, o acesso às instalações da CARRIS implicará uma medição de temperatura. No seguimento das solicitações dos motoristas e guarda-freios da Carris, a utilização de máscaras por parte destes é deixada ao critério individual de cada um. É relembrado que as orientações da DGS estão alinhadas com o procedimento até agora adoptado na CARRIS, isto é, a máscara está indicada apenas para situações em que há uma suspeição de infecção por COVID-19".

Por fim, a Carris aconselha ainda os seus utentes para que, sempre que possível, possam assegurar uma distância mínima de um metro relativamente a outros passageiros;
- Havendo lugares vazios, não se sentar junto a outro passageiro;
- Nas paragens, efectuar fila assegurando um perímetro de segurança de um metro. 
"A Carris agradece a compreensão dos todos, face a estas alterações e recomendações, reforçando que tudo o que está a ser implementado é para uma maior protecção quer dos seus trabalhadores, quer dos seus clientes", lê-se.

O Diário do Tripulante, enaltece esta decisão do Conselho de Administração da Carris, que continuará certamente a avaliar estas medidas de acordo com as actualizações, que vão sendo feitas pela DGS e pelo Ministério da Saúde, face à evolução da pandemia COVID-19 e pede a colaboração de todos os passageiros para a praticabilidade destas medidas que visam a segurança e prevenção de todos para que não sejamos obrigados a parar. Facilite sempre as saídas em primeiro lugar e entre depois, uma vez que as entradas e saídas passam agora e por tempo indeterminado a serem feitas pela porta de trás. 

Estamos juntos nesta viagem e só juntos e com a ajuda de todos conseguiremos chegar ao nosso destino final, que é o fim desta pandemia do coronavírus. Fique atento ás notícias, ás indicações da Direcção Geral de Saúde e se tem de recorrer aos transportes públcos fique atento ás informações que serão actualizadas no site oficial da Carris. Boas viagens!

[n.d.r.]: Imagem meramente ilustrativa do método a adoptar no âmbito da prevenção ao Covid-19.

Sem comentários:

Translate