quarta-feira, 11 de março de 2020

A Carris a criar bom ambiente com a primeira carreira de autocarros eléctricos...

O dia 11 de Março de 2020, passa a constar na história da Carris e da cidade de Lisboa. Marca a inauguração da primeira carreira de autocarros, feita por veículos mais amigos do ambiente, ou seja, 100% eléctricos que já circulavam aos fins-de-semana numa fase de testes e que a partir de hoje circulam diariamente na carreira 706 que circula entre o Cais do Sodré e a Estação de Santa Apolónia. 

A empresa portuguesa Caetano Bus, do Grupo Salvador Caetano, foi a vencedora do concurso público para a produção dos autocarros que são 100% eléctricos, têm 12 metros de comprimento e capacidade para 71 passageiros: 36 lugares sentados, 36 de pé e 1 para pessoas com mobilidade reduzida que têm direito a uma rampa eléctrica para subirem a bordo. Estes novos autocarros são mais um passo que levará a Carris a uma total descarbonização até 2040.

Os novos e-city gold da Caetano estão equipados com baterias de última geração, o que permite a redução de custos em energia e manutenção. A autonomia dos novos autocarros é de 170km e irão percorrer uma média de 150km por dia na linha 706. O tempo de carregamento é de cinco horas. Estes novos autocarros não emitem poluentes atmosféricos e são silenciosos, contribuindo também para a diminuição da poluição sonora na cidade. Segundo a Carris, “cada quilómetro percorrido com os novos autocarros eléctricos evita a emissão de 1,5kg de CO2”.
Presente na cerimónia de apresentação da primeira carreira com autocarros eléctricos, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse mesmo que este é  “um passo essencial na qualificação do transporte público”.
À margem da apresentação dos autocarros eléctricos, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina abordou ainda as medidas preventivas em vigor na Carris por causa do Covid-19. Medina revelou que foram alterados os protocolos de limpeza dos autocarros, que passaram a ser “limpos diariamente com reagentes próprio, mais na base do álcool, com particular relevância para todas as superfícies de contacto”. Foi também alterado o protocolo de circulação: ou seja, qualquer autocarro onde haja suspeita de casos do coronavírus deve regressar à base para ser limpo e só depois voltará à circulação.
Desejamos assim umas boas viagens, agora mais amigas do ambiente, a bordo dos novos autocarros da CCFL.

Sem comentários:

Translate