terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Uma viagem de sonho com a radynacestu.cz a bordo da Carris para dar a conhecer Lisboa

E se viajasse por essa Europa fora entrasse num transporte público e o condutor falasse português? Certamente que gostaria do acolhimento e da simpatia. É isso mesmo que a agência de viagens checa "rady na cestu" pretende fazer com os seus clientes, ou seja que em Portugal, se sintam em casa mas acima de tudo que conheçam as cidades e a cultura de forma descontraída e através de um guia local. Há uns anos a esta parte, muito por culpa do eléctrico amarelo da Carris, tive o prazer de conhecer o António Pedro Nobre, um português a viver há alguns anos da República Checa, que domina já por completo o dialecto checo, algo que invejo no bom sentido.

Trocámos umas ideias após a publicação de um vídeo da agência de viagens onde aparecia o 28E conduzido por mim, e daí nasceu uma amizade. Sabendo da minha paixão pela República Checa e tendo conhecimento que também eu andei a aprender o checo em Lisboa, com o objectivo de tentar falar tão fluente quanto ele - algo quase impossível - quando não se pratica diariamente e quando o tempo para estudar é quase nulo, surgiu a ideia de quando cá vem a Lisboa com grupos de checos, tentar apanhar o meu eléctrico para praticar assim um pouco a língua daquele país conhecido por ser o coração da Europa. 

Assim, os checos acabaram por diversas vezes por ser surpreendidos com um guarda-freio a falar checo sobre o funcionamento do mesmo, ou por ter escrito um livro sobre os eléctricos de Lisboa e Praga através das viagens de eléctrico. Foi também por isso que fui convidado a participar numa comédia produzida pela "Rady na cestu" com o objectivo de mostrar as vantagens que é viajar com a agência de viagens em causa. Um excelente trabalho que é agora publicado no youtube, através de um casal que pretende comemorar o aniversário do casamento. Ambos querem viajar e se o marido opta por reservar tudo online a título individual, já Pavlina - a esposa - opta por contactar a radynacestu.cz

Ele tem uma viagem atribulada e ela desfruta do melhor que há em Lisboa, como se de uma viagem de sonho se tratasse. Com o típico humor checo à mistura, esta comédia mostra então que tudo se torna mais fácil quando somos acompanhados por um guia local. Ele não consegue entrar no eléctrico porque está cheio, mas ela desfruta da viagem em grupo porque o guia sabe onde entrar no eléctrico vazio. Ele dorme num corredor de um hostel e ela desfruta de uma noite num requintado hotel, mas há muito mais... 

Uma comédia em checo, que ainda assim vale a pena ser vista pelas imagens recolhidas na nossa cidade, porque acredito que não entenda muito de checo. Uma curta-metragem em que gostei de participar, tornando assim um dia diferente a bordo dos eléctricos da Carris.

  

Sem comentários:

Translate