quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Parabéns Carris: 147 anos a mexer com Lisboa

A Carris completa hoje mais um ano de vida. São já 147 anos desde o dia em que foi fundada no Brasil, a 18 de Setembro de 1872. Desde então muito mudou. Se inicialmente os serviços de transportes começaram por carros puxados por animais, os "americanos"; vieram mais tarde os eléctricos a 31 de Agosto de 1901 e seguiram-se depois os autocarros nos anos 40 adquiridos para serviço à Exposição Mundial que se realizou em Belém. Ao longo dos anos, construíram-se novas estações, e apostou-se fortemente na renovação da frota o que fez com que a Carris tivesse obtido a certificação em 2006. 

Até ao ano de 2011 a Carris vinha então, continuando a apostar na melhoria do serviço, com a vinda de novos autocarros, mas esquecendo um pouco a aposta nos eléctricos. Contudo, a empresa passou nos últimos anos por vários processos de reestruturação e actualmente a gestão da Carris está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, que tem vindo a apostar no modo eléctrico, e reflexo disso, foi o regresso do 24E há 2 anos atrás, linha esta que estava há 23 anos suspensa. Nos planos próximos estão o prolongamento da 24E ao Cais do Sodré, mas antes ainda o 15E deve chegar à Cruz Quebrada.

No último ano a Carris colocou em serviço novos autocarros movidos a Gás Natural, ajudando assim à melhoria do ambiente da cidade e lançou o concurso público internacional para a compra de novos eléctricos articulados para a carreira 15E. E se já andam pela cidade os autocarros a "todo o gás", também os autocarros eléctricos entrarão ao serviço até ao final do ano, reforçando assim a oferta e a frota de autocarros. Este ano marca também a chegada de novos tripulantes, dando um ar mais jovem a uma empresa que não pode esquecer nunca o seu passado quando se completam 147 anos repletos de história. 

E por falar em história, é já no próximo dia 22 de Setembro ás 11h30 e 14h30 que a história sai para as ruas, com o desfile de clássicos do Museu da Carris, que decorre entre Santo Amaro e a Praça da Figueira com viagem de regresso, no desfile que conta com seis eléctricos e dois autocarros, que desta forma assinalam igualmente os 20 anos do Museu da Carris. 


Parabéns Carris!

Sem comentários:

Translate