sexta-feira, 26 de julho de 2019

Nos bastidores dos eléctricos (IV): Manutenção da Via Férrea

Normalmente saem para as ruas após a recolha dos eléctricos, mas por vezes dão um ar de sua graça em plena luz do dia, quer seja para limpeza de carris devido a acidentes, quer seja para a lubrificação das agulhas, ou comandos de via se quisermos ser mais técnicos. São conhecidos no meio por "pessoal da linha", e também eles são peça fundamental para o funcionamento das "casinhas amarelas" que diariamente servem milhares de pessoas, quer seja em deslocações diárias para o trabalho quer seja em passeio.

O certo é que o trabalho destes homens é em grande parte quando o Sol já se pôs e quando a Lua tenta iluminar a noite. Pois é durante o período da noite que conseguem realizar com mais tranquilidade, os trabalhos necessários à manutenção dos carris por onde circulam os eléctricos de Lisboa e por isso mesmo, passam muitas das vezes despercebidos, contudo o Diário do Tripulante não pode deixar passar em branco o trabalho destes homens.

Na noite de ontem, os trabalhos tiveram direccionados para o percurso da carreira 25E, com substituição de carril na curva da Rua de Buenos Aires com a Rua de São Domingos, na Lapa muito devido ao desgaste. Um trabalho de peso e perícia para que tudo bata certo no dia seguinte quando os primeiros eléctricos ali começarem a passar. E nem uma avaria no carro zorra impossibilitou a realização dos trabalhos. Coube assim ao "remodelado" 577 dar uma ajuda nocturna ao pessoal da linha. Escusado será dizer que os trabalhos foram concluídos com sucesso.

O Diário do Tripulante agradece a colaboração do tripulante Paulo Brito, que presenciou os trabalhos nocturnos após a tripulação do 577 e que partilha agora com os leitores deste blogue, algumas das imagens pouco vistas, mas não tão menos importantes, que aquelas a que por norma aqui vão passando sobre o quotidiano dos eléctricos de Lisboa, que são cada vez mais uns postais vivos da cidade, e que sem o trabalho destes homens, não ganhavam certamente vida.
Boas viagens pelos carris de Lisboa! 

Sem comentários:

Translate