quarta-feira, 29 de maio de 2019

Livros, Farturas, Sardinhas, Música e muita animação... vem aí um Junho repleto de festas


São Vicente é o padroeiro da cidade de Lisboa, mas as festas são em honras a Santo António. Lisboa começa já a ficar engalanada para as festas da cidade que arrancam já este sábado dia 1 de Junho. Balões, festões e muita cor, música e animação são os ingredientes que por este mês se encontram nas ruas dos bairros mais típicos da cidade. O programa das festas é vasto e a Carris é uma vez mais a melhor forma para se desfrutar da festa. 

Os arraiais estão já delineados e prontos para abrir portas para receber quem nestes dias quer comer uma sardinha, dar um pé de dança ou simplesmente conviver com os amigos fora de portas, mas no coração de Lisboa, cidade escolhida também por muitos dos que nos visitam. Não se estranha portanto que uma viagem no 28 ao passar pelas ruas estreitas de Alfama, o cheiro a sardinha assada entre pelas janelas do eléctrico e façam crescer água na boca. Vamos então ver qual o roteiro possível pelos arraiais de Lisboa à boleia dos eléctricos.

A Mouraria tem nos seus recantos e em São Tomé, os locais mais propícios a comer uma sardinha ou um chouriço assado nem que para isso, tenha de se sentar num largo ao que os moradores lhe deram o nome "Jardim das pichas murchas". Para lá chegar só tem de entra a bordo do 12E e descer em São Tomé.

Belém também, costuma ter os seus arraiais. Não tão conhecidos como os do centro histórico, mas quase sempre bem preenchidos, os arraiais desta zona mais conhecida pelos seus monumentos, é organizado pelo Belém Clube e costumam ter lugar em Pedrouços, onde poderá chegar à boleia do 15E, por onde se costuma ouvir entre os passageiros que é onde se come a melhor sardinha de Lisboa.

Mas como festa nunca é de mais, a romaria de Santo Amaro fica ali a paredes meias com a Estação de Santo Amaro por isso a alternativa pode ser o 18E que por esta altura está desviado da Ajuda para Belém. Há farturas, música e muita animação. 

Com um cartaz de convidados normalmente bem composto, o Arraial de Campolide tem pelo segundo ano consecutivo, o eléctrico 24E como seu vizinho e se ainda não viajou nesta nova carreira, é uma boa oportunidade para o fazer para se divertir pela noite dentro ao som do Quim Barreiros entre outros, sempre com uma boa sardinha assada no pão ou um prato de caracóis.

E animação é o que se promete também em Santos, com a boleia do 25E que mergulha no meio do arraial nas noites de sexta e sábado enquanto as restantes carreiras são desviadas. Há um palco montado para receber aqueles que prometem animar as noites quentes deste santo António lisboeta. E aqui costuma estar também o tradicional Pão com Chouriço.

Mas este roteiro não poderia terminar sem os arraiais do 28E, talvez aqueles que captam mais gente, como são os casos dos arraiais da Graça e de Alfama. A junta de Freguesia de São Vicente apresenta este ano 3 espaços para a sua festa que vão desde o Largo da Graça, ao largo da igreja de São Vicente. Já mais abaixo em Alfama, a paragem das Escolas Gerais pode ser o ponto de chegada para uma partida pelas ruas estreitas onde a cada janela ou recanto lhe convidam a uma ginjinha ou uma cerveja. A festa rija pela rota do 28 é no entanto no Largo das Portas do Sol, onde os lugares habitualmente ocupados pelos tuk-tuks dão agora lugar às farturas, ao pão com chouriço, e claro está, às sardinhas. 

Opções não faltam e por isso o melhor mesmo é consultar o programa completo das festas de Lisboa que a autarquia, já disponibilizou na internet. Quanto a nós Carris, já sabe que contamos com a sua colaboração, pois não é permitido comer ou beber a bordo dos nossos veículos.

As Festas de Lisboa arrancam então este sábado dia 1 de Junho e prolongam-se até ao final do mês. Também este sábado tem lugar a inauguração da Exposição de Fotografia "InstaTram - Lisboa" que é dedicada aos eléctricos de Lisboa e terá lugar na Livraria Palavra de Viajante, na Rua de São Bento, 34 com entrada livre. E no que a livros diz respeito já abriu a Feira do Livro de Lisboa que estará até dia 16 no Parque Eduardo VII, onde poderá igualmente chegar com as carreiras da Carris que passam pelo Marquês Pombal a sul ou pelo Palácio da Justiça a norte. 

Desejamos portanto umas boas festas e boas viagens a bordo dos veículos da CCFL. 

Sem comentários:

Translate