quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Um dia diferente nos carris de Lisboa (com vídeo): "Olha o presidente!"

Normalmente os eléctricos de Lisboa são muito fotografados por quem se passeia pelas ruas da capital. Conhecidos mundialmente e procurados por quem nos visita, os eléctricos de Lisboa estão cada vez mais nas bocas do mundo. São filas intermináveis nas paragens, compostas por quem não quer deixar a cidade sem viajar a bordo das "casinhas" amarelas, tal e qual como acontece com os que visitam Roma e não querem partir sem ver o Papa.

Acarinhado também pelos nativos, o eléctrico continua a ser o cartão postal da cidade das sete colinas e considerado por muitos como um museu vivo da cidade. Não admira portanto, que nas recentes visitas de estado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o inclua no programa. E assim foi também hoje, durante a visita de Estado do Presidente da Bulgária e Senhora à semelhança das mais recentes visitas de estado, como foi o caso das visitas dos presidentes da Suiça, Alemanha, entre outros. 

Hoje coube ao autor do Diário do Tripulante, a honra de transportar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, seu homólogo Rumen Radev e Senhora, numa viagem com início e fim na Praça do Comércio, que incluiu parte do trajecto da carreira 28E entre o Martim Moniz e a Rua da Conceição. Durante a viagem, Marcelo Rebelo de Sousa, contou um pouco da história da cidade, e foi comentando a viagem pelas ruas estreitas da capital.

Mas Marcelo não quis desperdiçar a oportunidade de saber como funcionava o eléctrico e quis partilhar esse conhecimento com o presidente da Bulgária e Senhora. Aproximou-se da plataforma da frente e ai prosseguiu ao lado do guarda-freio até às Portas do Sol, onde foi feita uma paragem para avistar o Tejo, o casario de Alfama e tirar algumas fotografias, e claro está, as selfies. 

A viagem foi retomada a bordo do eléctrico já junto ao Miradouro de Santa Luzia, onde uma ex-aluna de Marcelo, aproximou-se da janela do eléctrico e quis dar a conhecer, o seu orgulho em tê-lo como presidente. Marcelo surpreendido, comentou com o seu homólogo e a viagem prosseguiu. Chegados à Praça do Comércio, o presidente da Bulgária fez questão de tirar uma fotografia com a tripulação desta viagem na companhia do presidente da república portuguesa, para mais tarde recordar.

E para recordar fica também este vídeo disponibilizado pelo site oficial da presidência da república portuguesa, e que o Diário do Tripulante agora partilha. Um dia sem dúvida inesquecível para mais tarde também poder recordar. 





Vídeo da autoria da Presidência da República: http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=159737

2 comentários:

Isabel disse...

Obrigada Tripulante por partilhar connosco está belíssima viagem

CR 35 disse...

Enquanto houver gente inteligente a mandar no protocolo será sempre a Casinha amarela o ex-libris de bem receber ,espero que os mantenham na linha por mais uns séculos.

Translate