E se de um momento para o outro, um prédio ruir e parte do que sobra estar prestes a seguir o mesmo caminho? Pois bem, a situação aconteceu a 18 de Agosto do corrente ano na zona do Conde Barão em Lisboa. E desde então que a Rua de São Paulo se encontra encerrada ao trânsito, o que obrigou a interrupção naquele eixo, das carreiras 25E, 714 e 774 nocturna. No entanto, nada fazia prever que a solução para o problema se viesse a arrastar até então. Para minimizar o problema, a Carris colocou três autocarros a substituir os eléctricos da carreira 25E, sendo que o trajecto no sentido Prazeres é o mesmo até ao Ascensor da Bica e depois segue via Rua da Moeda e Av.24 de Julho onde retoma o trajecto em Santos. Já no sentido inverso, o trajecto é feito via Av.24 de Julho, Cais Sodré e retoma no Corpo Santo.
Mas se até finais de Agosto o serviço foi-se desenrolando sem grandes problemas devido à fraca afluência de passageiros, com excepção para os turistas, Já esta semana a conversa tem sido bem diferente. Não é portanto de estranhar que esta manhã tenha sido repleta de reclamações e em grande parte cheias de razão. A informação é disponibilizada no site da empresa, mas nem toda a gente o consulta. Já nas paragens há avisos de que estas, estão desactivadas mas o autocarro passa por lá. Quanto ao 714 circula em ambos os sentidos pela Av.24 de Julho, o que não dá para entender. Na verdade se circulasse nos mesmos moldes do 25E, sempre ia aliviando as paragens.
A juntar a tudo isto, a falta de uma previsão para a reabertura do troço, que deixa completamente baralhada a gente que por ali passa. Até porque os horários com três autocarros são mais espaçados do que habitualmente praticado pelos eléctricos. É portanto um habitué ouvir-se por estes dias.... "Oh chefe, você enganou-se no caminho!" ou até mesmo "Então mas agora nunca cumprem o horário?!"
Há ainda quem eleve a sua revolta ao facto da gestão ter passado a ser camarária dizendo que "tanta propaganda que ia ser melhor na Câmara e só vejo é isto pior..." e pior fica a cabeça do tripulante ao fim, de oito horas de serviço numa carreira com estes constrangimentos e alterações de tipologia porque há sempre quem entre na paragem do Canas a pensar que é o 709 e que salta da cadeira mal vê o autocarro seguir em frente para a Estrela. Ou quem entre na Lapa com destino à Estação de Campolide e chegados à estação de Santos questione, "então mas isto não é o 713?" Não este é o 25E! "Mas o 25E não é um eléctrico?" E assim vão difíceis os dias na carreira dos Prazeres que na realidade não tem dado grande prazer porque saímos de lá com o saco cheio como dizem os brasileiros.
2 comentários:
Mesmo que lá estivesse afixados avisos do tamanho do autocarro ,o português é BURRO todos os dias do ano, por isso estar lá ou não não faz a diferença. Só lá vai com outras maneiras, que os obriguem a consultar os destinos (a carris gasta dinheiro a fazê-los e mantê-los)e horários mesmo que não estejam certos.Boas viagens
A minha sugestão para a Carris poupar uns trocos valentes é acabar com o indicador de destinos, já que nunca ninguém repara nele...
Na minha zona, papel A4 com numero da carreira em pequeno e destino ainda mais minúsculo e não se queixam!
Enviar um comentário