terça-feira, 18 de setembro de 2018

146 Anos: Parabéns Carris!

A casa onde trabalho está de Parabéns! A Carris comemora esta terça-feira, 146 anos de vida desde que foi fundada em 18 de Setembro de 1872 no Rio de Janeiro. A Companhia Carris de Ferro de Lisboa, introduziu na cidade o então moderno sistema de transporte, composto por carris instalados na via pública por onde circulavam carruagens puxadas por animais – os chamados «americanos», que tornaram mais cómodas as viagens até então realizadas noutras carruagens que não evitavam o mau estado das vias por onde passavam. E um ano depois era então inaugurada a primeira linha de carros «americanos», entre Santos e Santa Apolónia.


Depois dos Americanos vieram os eléctricos a 31 de Agosto de 1901 e seguiram-se depois os autocarros nos anos 40 adquiridos para serviço à Exposição Mundial que se realizou em Belém. Ao longo dos anos, construíram-se novas estações, e apostou-se fortemente na renovação da frota o que fez com que a Carris tivesse obtido a certificação em 2006. Até ao ano de 2011 a Carris vinha então, continuando a apostar na melhoria do serviço, com a vinda de novos autocarros, mas esquecendo um pouco a aposta nos eléctricos. Na verdade foram eles o ponto de partida da Carris e são neles que a maioria das cidades europeias aposta. Não posso deixar no entanto  de referir, que actualmente a gestão da Carris está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, que tem vindo a apostar no modo eléctrico, e reflexo disso, foi no decorrer deste ano o regresso do eléctrico 24E, após ter sido suspenso há 23 anos atrás. Nos planos próximos estão o prolongamento da 24E ao Cais do Sodré e do 15E a Santa Apolónia a este e à Cruz Quebrada a oeste. 

No próximo mês entrarão ao serviço os novos autocarros movidos a energias mais amigas do ambiente e será lançado o concurso público de aquisição dos novos eléctricos. A Carris está assim a rejuvenescer a sua frota, mas também os seus quadros, com a contratação de novos tripulantes, para poder responder aos seus objectivos, que é servir cada vez mais e melhor a população da cidade de Lisboa.  

Parabéns Carris!

Sem comentários:

Translate