sexta-feira, 8 de junho de 2018

"Sugestão do Tripulante": A 88ª Feira do Livro de Lisboa à boleia do 24E

Até 10 de Junho «há mais vida no Parque» e tudo porque ali decorre a 88ª Edição da Feira do Livro de Lisboa. Este ano e à semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos, sugiro uma visita à feira do livro mas à boleia do Eléctrico. É certo que eles ainda não chegam ao Marquês de Pombal, mas porque não, juntar o útil ao agradável e aproveitar também para conhecer o regressado 24E? 

A viagem pode começar no Largo do Camões, prosseguindo pelo Príncipe Real, Rato até chegar às Amoreiras onde sugiro que desça o estribo do eléctrico e caminhe em direcção ao Marquês de Pombal que fica apenas a 7 minutos a pé da paragem do 24E. Conforme vai descendo a Rua Joaquim António de Aguiar, vai tendo contacto com os pavilhões e quiosques assim como todo um ambiente único e característico desta feira que atrai sempre milhares de leitores.

E este ano a feira está maior, mais pavilhões, mais espaços para as crianças e de refeição e até um pavilhão para doar os livros que já não quer. Há lançamentos, sessões de autógrafos, música, animação e até uma estação de rádio no recinto. Há de tudo  e para todos os gostos, e como é hábito os livros, esses têm sempre um preço de feira e mais convidativo.

A sós ou com a família, programe um dia diferente pela feira do livro que este ano tem também diversos livros onde o eléctrico marca presença na capa, como um chamariz perfeito, sobretudo se tivermos em conta que até livros de culinária trazem já o eléctrico na capa. Este ano o "Diário do Tripulante" destaca então alguns dos livros que se encontram na feira cujo a temática é Lisboa, Transportes, Viagens ou simplesmente porque um "amarelo" está na capa. Embarque então nas novidades e sugestões que seleccionamos para esta 88ª. Edição da Feira do Livro de Lisboa e boas leituras.

No stand A12 as edições dos CTT apresentam o livro "Transportes Públicos Urbanos em Portugal" e um pouco mais acima do lado esquerdo vai poder encontrar um livro de Marina Tavares Dias "História do Eléctrico da Carris". Na zona da Porto Editora os guias de viagem surgem em destaque e como não poderia deixar de ser sugiro os guias para visita a Praga, se bem que o melhor não está na feira. "Lisboa e Praga de Eléctrico" pode ser adquirido aqui via blogue por se tratar de uma edição de autor. 

Mas voltando à feira e aos livros que por lá pode encontrar, "28 - Crónica de um percurso" está também num dos stands da editora Livros do Horizonte. Depois a maior das surpresas está numa das novidades deste ano de 2018 na zona do grupo Leya, um livro de capa grossa com um eléctrico de Lisboa, chama a atenção, mas vai também chamar-lhe o apetite porque o livro é sobre a gastronomia de Lisboa, no stand Casa das Letras.

Tiago Rebelo apresenta na capa do seu livro "O Homem que sonhava ser Hitler", o eléctrico 28E a entrar nas Portas do Sol porque o romance desenrola-se nas ruas da Graça, e está disponível no stand da ASA. No espaço dos pequenos editores vai poder encontrar livros sobre os autocarros ingleses a preços pouco amigos para as carteiras mais leves, mas que enriquecerão certamente a sua biblioteca.  Mas muito mais há para ler neste certame que este ano não tem tido ajuda do São Pedro, mas que estará ainda disponível até ao dia de Santo António. 

Se gosta de postais, "Os Eléctricos de Lisboa - Livro de Postais" é uma excelente sugestão, mas que por se tratar de uma edição de autor também não está presente na Feira do Livro, mas pode ser adquirido aqui no blogue, ou não fosse igualmente uma edição "Diário do Tripulante".

A Feira do livro de Lisboa realiza-se no Parque Eduardo VII em Lisboa, virada para o Marquês Pombal, mas se vem da zona mais a norte tem o 713 e o 742. Já do lado sul da feira, a rotunda do Marquês Pombal é ponto de encontro de várias carreiras e entre elas estão as, 702, 711, 712, 720, 723, 727, 736, 738, 744, 746, 748, 783 e claro está a poucos metros de distância o eléctrico 24E (Amoreiras) e os seus horários e percursos podem ser consultados no site da Carris em www.carris.pt

Desejo portanto boas leituras que podem ser feitas em casa, no metro, na escola, no trabalho ou a bordo dos veículos da CCFL. 

Sem comentários:

Translate