Como tem acontecido nos anos anteriores, a STCP reservou o primeiro sábado de Maio para colocar na rua o espólio do seu museu de Massarelos, naquele que é conhecido pelo desfile anual do carro eléctrico. Assim no passado dia 5 foram centenas de pessoas que se deslocaram a Massarelos, ao Infante e à Foz percorrendo todo o eixo ribeirinho a bordo dos veículos que fazem parte da história do Porto. Além das vivências que permitiu aos portuenses, esta iniciativa contou uma vez mais com animação ao longo do trajecto, tendo inclusive este ano um especial destaque para o 100º aniversário da conclusão da linha para São Pedro da Cova, essencial na época para a ligação entre aquela localidade de tradição mineira e as redes ferroviárias da cidade e do país.
Com o ingresso a custar 5.00€ era permitida a entrada a bordo de todos os veículos que faziam parte do desfile, sendo a entrada no museu gratuita ao longo da tarde com animação e divulgação de artesanato no seu interior. Foram muitos os turistas, entusiastas e portuenses que decidiram marcar uma vez mais presença e encher os eléctricos, provando que a história pode sempre fazer parte do presente, quando há vontade para que assim seja.
E como cá por Lisboa há muito que não se fazem estas iniciativas, o Diário do Tripulante, viajou uma vez mais até à cidade do Porto para assistir e participar neste desfile onde a família dos eléctricos se junta para partilhar histórias, emoções e até situações do dia-a-dia a bordo do veículos que circulam sobre carris.
Aqui fica uma pequena amostra do desfile deste ano, como sugestão para que aqui na capital também se aproveite o turismo para este tipo de iniciativas que atraem sempre centenas de pessoas para o transporte público.
Sem comentários:
Enviar um comentário