segunda-feira, 2 de abril de 2018

[Off Topic]: Do entusiasmo de uma paixão ao concretizar de um sonho...

Terminada que está mais uma semana nos amarelos da Carris, com mais uma enchente registada na Páscoa, sempre muito procurada por nuestros hermanos, hoje deixo as vivências do quotidiano de parte e trago-vos um olhar sobre uma paixão que nasceu cedo, como a minha. A paixão pelos eléctricos. Já aqui vos trouxe uma sugestão de visita ao restaurante "O Marques" (atrás do Teatro D.Maria II, no Rossio), mas hoje trago-vos um pouco do que está para lá do balcão. O Paulo Marques começou a admirar os eléctricos no caminho para a escola e mais tarde para o trabalho, mas foi só em 1996 que adquiriu o seu primeiro eléctrico, aquele que depois de restaurado viria a circular fora do seu habitat, ou seja, rolando sobre os carris de Sintra.

Conhecido no meio dos entusiastas pelo Paulo Marques "dos eléctricos", não é o único apaixonado por este tradicional e antigo meio de transporte, mas talvez o mais fervoroso, levando a que os seus próprios sonhos se tornem realidade. E tal voltaria a acontecer em 2001 quando adquire um salão que dois anos mais tarde o colocaria em funcionamento e conforme na década de 60. Seguiu-se depois o "caixote" que antecedeu um novo "salão" de quatro motores, seguindo-se em 2006 um "700" e por aí fora até aos dias de hoje que conta já com cerca de 10 viaturas que outrora foram pertença da Carris. 

Mas nesta viagem pela história dos veículos que fizeram parte do quotidiano da Carris não vai apenas o Paulo. A ele juntou-se outro grande entusiasta que tem conduzido em conjunto este sonho. Pedro Mendes é um outro sonhador que tem tentado tornar real o que para muitos é mesmo um sonho. A força e determinação de ambos tem levado a aquisições recentes, como foi o caso do autocarro 123 que chegou às mãos destes entusiastas em 2016. No ano passado resgataram o 780 com vista também à sua preservação e restauro e já este ano trouxeram de volta a solo português um dos últimos nove salões a funcionarem nas ruas de Lisboa antes de ter sido abatido em 1996. O 361 está assim de volta!

A última viagem terá sido do Arco Cego para Santo Amaro, antes de rumar a Inglaterra onde esteve desde 1998, no Black Country Living Museum. Viajou para solo britânico com um objectivo de doar peças a outro "familiar" mas tal não veio a acontecer e passados 20 anos está agora de volta ao país onde terá sido mais feliz. A cobertura que o protegeu durante todos estes anos, permite vê-lo quase como saiu de serviço, de onde se destaca ainda a pintura publicitária feita à mão, como era prática corrente na empresa. 

Mas se pensa o leitor que apenas dois entusiastas são capazes de conduzir este sonho de voltar a devolver à população o passado dos transportes públicos em Lisboa, engana-se porque ao Paulo Marques e ao Pedro Mendes, juntam-se também os entusiastas Pedro Costa, o Pedro Barreto e o Gonçalo Cunha e Silva. Depois alguns amigos, ajudam a fechar esta engrenagem quer na descoberta de factos históricos e documentais, quer na ajuda com vista ao restauro. Eu próprio já tive o prazer de contribuir com mão de obra e sempre o farei assim que a minha disponibilidade o permitir, porque é uma excelente forma de recarregar baterias após o stress semanal, mas também porque junto destes amigos aprendo sempre imenso sobre o passado da empresa que me orgulho de representar. 

Este grupo de amigos são a prova viva de que quando acreditamos num sonho, devemos lutar por ele.  

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