quarta-feira, 11 de abril de 2018

[Foto-Reportagem]: As primeiras 24 imagens do 24E em modo formação

Suspensa a 28 de Agosto de 1995, a linha entre o Cais do Sodré e Campolide que tinha sido reconstruída quase na sua totalidade, viu-se obrigada a ser interrompida devido a obras da construção do parque de estacionamento de Campolide, estando previsto o restabelecimento da linha no Verão de 2001. Contudo a gestão camarária mudou nas eleições seguintes e desde então o seu regresso nesta versão final da carreira 24 entre o Cais do Sodré e Campolide, (que outrora chegou a passar pela Praça do Chile, Alto de São João, Santa Apolónia até chegar à R.Alfândega) passou para segundo plano.

Desde então o seu regresso, sempre defendido pelas populações de Campolide e por entusiastas deste meio de transporte, foram bandeiras eleitorais com constantes promessas. Promessas essas que agora Fernando Medina decidiu tornar realidade, com a passagem da gestão da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa. E hoje o eléctrico 574 foi o primeiro a regressar aos carris neste troço que agora será restabelecido, numa fase inicial entre o Largo Camões e Campolide, estando previsto para mais tarde o regresso do 24 à sua última versão com partida no Cais do Sodré rumo a Campolide.

Ainda sem data oficial para a inauguração, e segundo o "Diário do Tripulante" conseguiu apurar, tudo aponta para que possa ocorrer a 24 de Abril de 2018, mas até lá há alguns ajustes a serem feitos na rede aérea e decorrerão as formações de tripulantes que se iniciaram nesta tarde de quarta-feira, depois da manhã ter sido reservada aos formadores, entre os quais estavam ainda antigos guarda-freios que chegaram a trabalhar na carreira 24 antes do seu encerramento. Um dia inesquecível e histórico, com o regresso do amarelo ao Largo do Rato, Rua das Amoreiras e Campolide, para surpresa e alegria dos transeuntes, moradores e comerciantes. 

O Diário do Tripulante, não querendo deixar passar a oportunidade de assinalar este regresso, apresenta agora 24 imagens do 24E ainda em modo formação...

Depois do circuito turístico em 2015, agora a vez do serviço público voltar a estes carris
Todos gostam do Eléctrico: Moradores, comerciantes e turistas pararam para ver o eléctrico


No primeiro dia o convívio entre todos os utentes da via foi pacífico

O antigo terminal do Tram Tour dá agora lugar à carreira 24E

No primeiro dia de formação de tripulantes na Rua da Escola Politécnica

O 24E em formação no Largo de São Mamede

Ir às Amoreiras de Eléctrico vai voltar a estar na gíria...

Do Largo do Rato já se avista novamente o eléctrico amarelo

O 574 a entrar no Largo do Rato

O regresso do eléctrico 24 provou que valeu a pena não se desistir...

Os primeiros tripulantes em formação com o auxílio da Polícia Municipal

O 574 a cruzar a Av. Engenheiro Duarte Pacheco com o espaço da antiga estação da Carris ocupado agora pelas Amoreiras

Com destino ao Largo Camões em modo formação, entrando na Rua das Amoreiras

Cruzando o arco das Amoreiras, o eléctrico amarelo da Carris

A vizinhança veio à janela ver o eléctrico passar...

De volta ao Largo do Rato...

Uma imagem que até ao momento só era possível com recurso aos arquivos


Entrando na Rua da Escola Politécnica

Curvando a esquina da Pastelaria 1800 no Largo do Rato

Avisos para o regresso da circulação dos eléctricos nestas artérias

Ajustes nas localizações de paragens

Ao final da tarde com a equipa satisfeita com as primeiras impressões



3 comentários:

PedroFlora disse...

Belissima reportagem e fotos. A Carris e os lisboetas estão de parabéns com esta reativação da carreira E24

PAULO ALEGRE disse...

Fotos interessantes, com boa envolventes. Bonita reportagem

O Pereira disse...

Que boa noticia,ainda nao tinha conhecimento.
obrigado Pereira

Translate