segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A casa onde trabalho faz hoje 145 anos



A casa onde trabalho está de Parabéns! A Carris comemora esta segunda-feira 145 anos de vida desde que foi fundada em 18 de Setembro de 1872 no Rio de Janeiro. A Companhia Carris de Ferro de Lisboa, introduziu na cidade o então moderno sistema de transporte, composto por carris instalados na via pública por onde circulavam carruagens puxadas por animais – os chamados «americanos», que tornaram mais cómodas as viagens até então realizadas noutras carruagens que não evitavam o mau estado das vias por onde passavam. E um ano depois era então inaugurada a primeira linha de carros «americanos», entre Santos e Santa Apolónia.

Depois dos Americanos vieram os eléctricos a 31 de Agosto de 1901 e seguiram-se depois os autocarros nos anos 40 adquiridos para serviço à Exposição Mundial que se realizou em Belém. Ao longo dos anos, construíram-se novas estações, e apostou-se fortemente na renovação da frota o que fez com que a Carris tivesse obtido a certificação em 2006. Até ao ano de 2011 a Carris vinha então, continuando a apostar na melhoria do serviço, com a vinda de novos autocarros, mas esquecendo um pouco a aposta nos eléctricos. Na verdade foram eles o ponto de partida da Carris e são neles que a maioria das cidades europeias aposta. Não posso deixar no entanto  de referir, que actualmente a gestão da Carris está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, que já anunciou publicamente querer apostar novamente no eléctrico e nos planos próximos estão o prolongamento da 15E a Santa Apolónia e o sempre prometido regresso do eléctrico 24, contudo e até então, não tem passado disso mesmo, promessas. Aguardemos agora pelos próximos capítulos.


Com a crise instalada em Portugal nos últimos anos, quase sanada, hoje a Carris volta aos poucos a enfrentar os desafios que o presente o futuro proporcionam. Começaram a chegar já novos tripulantes e em breve chegarão os novos autocarros. Quanto aos eléctricos, nada se sabe, mas já se ouvem rumores que poderão ser feitos investimentos nesse sentido. O que se sabe é que é vontade de Fernando Medina, actual presidente da Câmara e candidato à próxima legislatura, investir na renovação da Carris levando a que a empresa volte a ser imagem de marca de uma cidade que tem também ela crescido e que volte a ser a Carris que todos nós nos habituamos a conhecer e a viver. 


A todos os trabalhadores da Carris, o Diário do Tripulante, cujo autor leva já quase 11 anos destes 145, dá os parabéns porque são eles o motor desta marca que comemora hoje mais um ano de vida e talvez por isso a imagem corporativa dos 145 anos tenha sido desenhada com recurso ao nome de todos os seus colaboradores. Parabéns Carris! Juntos movemos Lisboa.

3 comentários:

CR 35 disse...

Parabéns, mas infelizmente há quem não entenda o que é um transporte público. Que se mantenha por muitos anos.

César disse...

O Blog continua óptimo. Parabéns! Já agora, se tiver alguma luz, diga-me: O prolongamento previsto até Santa Apolónia vai ser mesmo do 15 ou uma linha distinta, até Belém, por exemplo? Seria o 16... Ou será ao contrário, que vai ser mesmo o 15? E, nesse caso, manter-se-á uma espécie de "reforço", da Praça da Figueira para Belém? Seria uma reposição parcial do 17... Se souber algo, diga-me...

Rafael Santos disse...

Boa tarde, gostava de o esclarecer mas normalmente os tripulantes são os últimos a saberem as alterações e novidades

Translate