quarta-feira, 21 de junho de 2017

Histórias pelas colinas de Lisboa à boleia do eléctrico no GEO

Foi com grande entusiasmo e satisfação que a convite do GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses, estive neste final de tarde de quarta-feira no Palácio Beau Séjour em Benfica no âmbito do III Ciclo de Conferências dedicado a "Temas Olisiponenses". O convite surgiu devido às histórias e aventuras que aqui tenho vindo a partilhar ao longo dos anos e mais recentemente devido à publicação de livros e postais que visam manter vivo este interesse e valorização pelo Eléctrico de Lisboa.

Numa sala com frescos bonitos e repleta de habitantes de Benfica e não só, lá se deu início a mais uma palestra, desta feita dedicada ao transporte mais antigo da capital. Mas antes os visitantes e eu mesmo fomos surpreendidos com uma exposição dedicada aos eléctricos, onde estavam mapas, livros e objectos de um coleccionador que também tive o prazer de conhecer já no decorrer da palestra. 

Com início marcado para as 18h30, e depois de um tempo de desconto previsto para as chegadas de última hora, lá demos início à troca de ideias e de conhecimentos. Tinha preparado para este evento a projecção de um power point com um dos temas que mais constrangimentos tem vindo a causar aos eléctricos - as interrupções, com o objectivo de sensibilizar os presentes mas também dar a conhecer os problemas inerentes a um simples carro mal estacionado.

As reclamações, as situações que ocorrem durante e pós-interrupção e os procedimentos a efectuar nestas situações. Contei também algumas das situações mais cómicas vividas ao longo destes 10 anos de Carris, e respondi a algumas perguntas que iam surgindo de quem assistia. Entre entusiastas e anónimos, esta conferência valeu sobretudo pelo esclarecimento e pelo dar a conhecer situações que o público em geral e o passageiro desconhece. 


O que estava previsto demorar 1h00, prolongou-se por muito mais tempo e quando olhámos para o relógio já eram quase 21h00 e a sala ainda estava composta, porque os eléctricos continuam a ser um tema importante para os lisboetas, porque a conversa estava animada e interessante. No fim houve quem dissesse que a partir de hoje ia ter mais cuidado ao estacionar próximo das linhas dos eléctricos e ouve quem ficasse surpreendido com o que um guarda-freio tem de fazer ao longo de um dia de trabalho. Muitos desconheciam que o eléctrico tinha areia e outros quiseram saber para quando estava previsto afinal, o regresso do eléctrico 24.

Houve de tudo e para todos os gostos e no final houve ainda tempo para um pequeno brinde com vinho do Porto para despedida de um final de tarde muito simpático, onde as conversas fluem numa abrir e fechar de olhos. É sempre assim quando fazemos ou falamos do que gostamos. Quanto ao eléctrico 24 não pude dar resposta concreta até porque não sei. Deixo esses detalhes para as entidades oficiais, até porque estive ali a título e convite pessoal. A Carris teve conhecimento através do GEO e através do meu inspector, mas não estiveram presentes e como tal não foi possível ter uma resposta oficial sobre o 24.

Foi um final de tarde e uma folga bastante bem passada, e não posso terminar sem deixar de agradecer publicamente o convite que me foi endereçado e a hospitalidade com que me receberam. Foi um prazer ter participado nesta iniciativa do Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. 

Fotos gentilmente cedidas por João Lima

1 comentário:

Pedro Pinto disse...

Mais uma vez, muito obrigado por esta palestra extremamente agradável :)!

Translate