domingo, 18 de dezembro de 2016

Balanço anual à saída de 2016 e o desejo que 2017 entre rapidamente...

Mais um ano se aproxima a largos passos do fim e é tempo de balanços. Um ano para esquecer a título pessoal pela perda de um ente querido, que tem feito com que me tenha afastado da escrita porque na verdade não tem sido fácil por muito que possamos tentar exteriorizar o contrário. No entanto a vida continua e por isso aqui estou a tentar dar um impulso para um regresso que se espera ser motivador e ambicioso, sobretudo a nível profissional com muitas mudanças que se avizinham, nomeadamente com a passagem da gestão da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa. 

2016 foi igualmente um ano de poucos posts aqui no blogue, não só causados pela desmotivação profissional que por vezes surge com a incerteza do futuro, mas também porque a página do Diário do Tripulante no Facebook foi crescendo, sendo actualmente um primordial elo de partilha das aventuras que se vão vivendo pelas ruas de Lisboa a bordo do transporte público. No entanto não deixou de por aqui passar em Abril, o lançamento do livro do meu amigo Luís Cruz-Filipe, "Do Dafundo ao Poço Bispo - Uma História Sobre Carris", e o aniversário da Carris, num mês de Setembro recheado de novidades como foi o caso da chegada do autocarro 100% Eléctrico.

Setembro marcou igualmente  a entrevista que dei à revista francesa "Destination" enquanto que o destaque de Outubro foi para a possibilidade de conduzir um veículo que já faz parte da história da Carris. Graças ao Paulo Marques e ao Pedro Mendes tive a oportunidade de conduzir um AEC, mais precisamente, o ex-123 que terá desde então um futuro mais risonho à sua espera com vista à recuperação e preservação.

Depois chegou Novembro com um misto de emoções opostas. A tristeza pela partida da minha avó que certamente iria ficar orgulhosa pela chegada do meu novo projecto de edição de autor, com a publicação do coleccionável de 8 postais dos Eléctricos de Lisboa. Postais estes que chegaram acompanhados da 2ª edição do "Livro Lisboa e Praga de Eléctrico" que também já se encontra novamente disponível nas lojas e livrarias seleccionadas. 

Expus pela primeira vez as fotografias do livro ao público, no âmbito de uma iniciativa levada a cabo para assinalar o Feriado Nacional Checo e a sua revolução, através do evento "Cravos e Veludo" que decorreu em Lisboa e entrávamos pouco depois em Dezembro com o regresso ao blogue do artigo alusivo ao eléctrico do Natal, cada vez mais descaracterizado, mas que promete continuar a criar sorrisos aos mais desfavorecidos. 

Não tão importante mas impossível de esquecer foi igualmente o acidente que tive em Novembro na carreira 28E e que tanto deu que falar, quando parado na subida da Calçada do Combro, levei literalmente com um pesado de mercadorias que desgovernado e sem travões embateu violentamente no eléctrico, deixando-me ferido na mão. Foi a 18 de Novembro e desde então não voltei a conduzir eléctricos porque o que nada parecia ser nos primeiros exames, viria a confirmar-se mais tarde ser uma fractura num dedo da mão. Fiquei assim afastado igualmente da possibilidade que a direcção da estação me tinha dado, de continuar a conduzir o autocarro eléctrico aos fins-de-semana. 

Agora só penso em regressar o mais breve possível, para poder voltar a fazer aquilo que realmente gosto, conduzir eléctricos, e que 2017 seja sem dúvida um ano melhor em todos os aspectos. Resta-me por fim desejar a todos os leitores e passageiros os votos de um Feliz Natal e Próspero Ano 2017. 

1 comentário:

simon disse...

Boa tarde.
Ouvi falar do acidente do eléctrico 28 mas não sabia que tinha sido o senhor.
Faz falta à sua família vê-lo completamente recomposto e faz falta à blogosfera de qualidade o seu regresso ao trabalho físico e intelectual.

Votos de melhoras e rápida recuperação.

Cumprimentos de E.J.

Translate