sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fora dos carris mas 100% eléctrico!!

Silêncio... mas não se vai cantar o fado. Vamos andar no novo autocarro eléctrico da Salvador Caetano, que está por estes dias e até ao final do ano ao serviço da Carris, realizando testes em exploração real nas carreiras 706 e 758 durante a semana e agora também aos fins-de-semana na carreira 15E durante a tarde entre a Praça da Figueira e Belém. Concebido totalmente em Portugal pela Salvador Caetano, este autocarro é 100% eléctrico e com emissões Zero. Dotado de um sistema de propulsão 100% eléctrico, o protótipo tem uma autonomia para 80 km e tempo de carregamento de 1h30 minutos. Contudo, a autonomia do veículo pode ser aumentada desde que instalado um conjunto de baterias adicionais.  

Hoje tive a oportunidade de o conduzir após uma introdução ao veículo pelo representante da Salvador Caetano, que tem estado na Carris a acompanhar os testes que andam a ser realizados na 706 e 758. Se a primeira reacção ao olhar é boa, a condução é ainda melhor. Silencioso ao ponto de esperar-mos ouvir o arranque do motor que acaba por não ocorrer, e confortável desde o momento em que nos sentamos na cadeira do motorista, ou mesmo quando viajamos de pé enquanto passageiros.

Com travagens e arranques suaves, proporcionados por sistemas eléctricos e mecânicos que juntos criam uma agradável surpresa para quem nele viaja, o novo autocarro apresenta um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, oferecendo uma lotação até 88 passageiros. O veículo vem equipado com um motor eléctrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm. 

E no seu interior, nada foi deixado ao acaso. A Caetano desenvolveu todo o software que tem permitido reajustes, como é o caso por exemplo da iluminação interior que causava alguns reflexos no vidro frontal, facto este reportado por alguns motoristas da Carris que nele têm realizado serviço, sendo já possível a redução da luminosidade. Agora o "Faíscas" como já foi apelidado entre entusiastas, passará também a circular aos fins-de-semana para serem analisadas as diferenças de consumos numa carreira mais plana, ajudando assim os sobre-lotados eléctricos ao longo da marginal.  

Com uma campainha semelhante à do metro do Porto, o novo autocarro eléctrico tem chamado à atenção também pelo seu design, dado que adopta novos estilos, mas não fugindo muito do desenho habitual de um autocarro urbano, facto este que leva a que consigamos ler os lábios de quem o vê passar, como foi o caso de uma senhora na Junqueira que ao ver, terá comentado com a pessoa do lado «um autocarro todo bonito, sim senhor...»

Para mim está aprovado e recomendado, sobretudo pelo painel dotado de uma ergonomia semelhante à dos Mercedes Citaro, que permite ajustar todo o conjunto (volante+painel) de uma só vez, mas também pelo conforto quer para o motorista, quer para o passageiro. Agora terei a oportunidade, de no próximo domingo, ver como é realmente em exploração real, porque hoje as viagens foram na companhia dos colegas que comigo tiraram a formação e do representante da Salvador Caetano. Mas certo é que o futuro passa por estes carros 100% eléctricos, com baixos custos, diria quase nulos, de manutenção associados. 

Resta-me por fim agradecer à Carris pela oportunidade dada em testar este veículo 100% eléctrico, mas que não anda sobre carris, e desejar a todos os passageiros que nele viajam uma boa viagem a bordo deste produto 100% produzido em Portugal, porque como já dizia a publicidade de uma outra marca, «o que é nacional é bom», como mostra o "minuto verde" da RTP...

1 comentário:

Pedro P. disse...

Para sentar nos assentos traseiros o passageiro tem de trepar... Havia algum comprometimento de fosse como os Citygold?

Translate