domingo, 13 de novembro de 2016

e.City Gold agora também testado ao longo do rio na carreira 15E entre P.Figueira e Belém

Depois de transportar os passageiros nas carreiras 706 e 758 nos dias úteis, o novo autocarro eléctrico e.City Gold da Caetano Bus, iniciou este fim-de-semana serviço regular de passageiros na carreira 15E durante a tarde de sábado e domingo, transportando assim milhares de passageiros entre a Praça da Figueira e Belém. E depois da formação na passada sexta-feira como aqui relatei, hoje foi a vez de verificar como responde o novo autocarro, já com passageiros e efectuando paragens. E o resultado é bastante positivo.

As três portas disponíveis no veículo permitem uma melhor deslocação dos passageiros, ao contrário do que acontece nos autocarros apenas com duas portas, que fazem com que quem neles viaja, tenha tendência para não utilizar o corredor após a porta de saída. Surpresa para alguns passageiros foi também o silêncio do veículo, o que faz com que apenas se ouça as conversas cruzadas que se vão tendo ao longo da viagem, hoje em grande parte sobre o veículo.

Chegados ao Cais do Sodré, mais uma "casa cheia" rumo a Belém e na paragem havia quem dissesse que «agora é que a Carris anda bem, com carros novos...» Havia também quem esperasse pelo 714, mas como ali estava um autocarro novo, «vamos neste até Belém para experimentar e depois mudamos lá para o 714...» A viagem decorre e são vários os braços esticados em direcção ao autocarro, como quem aponta chamando a atenção de quem vai ao lado dizendo «olha um autocarro novo...»

As pessoas gostam e o motorista também. O serviço vai a meio e não há dores nas costas. A cadeira é boa e a posição de condução a ideal. Faz falta um validador na entrada porque apenas um, acaba um pouco por retardar as entradas, contudo já está pensada a colocação do segundo validador para breve. No terminal aproveitei para testar a posição de passageiro em alguns dos lugares mais traseiros e ao contrário do que se possa julgar por algumas imagens, ainda sobra espaço entre os joelhos e as costas da cadeira da frente e afinal de contas, o veículo está homologado, logo cumpre os requisitos, mas como a Caetano Bus já referiu, tudo pode ser adaptado à vontade do cliente e recordo que este é um protótipo de testes que circulará por Lisboa até ao final do ano. 

Quanto aos consumos, não se portou nada mal. Andei sempre completo nas seis viagens realizadas entre Belém e Praça da Figueira, e apanhei algum trânsito na Ribeira das Naus, porque ainda não há árvore de Natal mas já temos o Galo de Barcelos, causando algum pára-arranca e no fim ainda recolhi com 30% da carga após 48 Km's percorridos e certamente 100% de satisfação em quem nele se transportou. 

Agora chega a hora de desligar a corrente porque seguem-se dois dias de folga. Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

Sem comentários:

Translate