quarta-feira, 21 de setembro de 2016

[Off Topic]: Carris celebra protocolo com CaetanoBus e testará novo autocarro eléctrico 100% português

A Carris e a CaetanoBus celebraram hoje no Museu da Carris em Lisboa, um protocolo para a cedência gratuita de um autocarro e.city Gold, entre 03 de Outubro e 02 de Janeiro, com o objectivo de serem realizados testes em contexto de serviço. Com capacidade para 88 passageiros, o autocarro eléctrico não produz dióxido de carbono nem ruído e apresenta baixos custos de energia e de manutenção. Segundo Tiago Farias, o administrador da Carris, este autocarro irá circular em duas carreiras.

"Vamos testar [o autocarro] em duas linhas que são emblemáticas na cidade: a 706, que é uma linha circular que faz Cais do Sodré, Santos, Rato, Avenida da Liberdade, Conde Redondo, Estefânia, Praça do Chile e acaba por terminar em Santa Apolónia, e a 758, que é uma radial que sai do Cais do Sodré, vai até à Praça de Camões, segue até ao Rato, Amoreiras, Campolide e vai até Benfica", informou.

A autonomia do protótipo que será usado nas ruas de Lisboa é de 80 quilómetros e o tempo de carregamento ronda os 30 minutos. "Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas", observou Tiago Farias. 
Já no que diz respeito à relação da Carris com a CaetanoBus, Tiago Farias confessou: "Só tenho pena que, desde 2009, nunca mais nos tenham fornecido. Mas a culpa não é vossa, a culpa é nossa, que nunca mais comprámos um autocarro". Ainda assim, vincou que a empresa vai apostar numa "frota moderna e com qualidade".
Segundo o site "Notícias ao Minuto", o secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes, que também marcou presença no evento, recordou que, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, haverá "financiamento para operadores privados e públicos para a renovação da frota com veículos amigos do ambiente", tanto a gás natural como eléctricos. Também no âmbito dos fundos comunitários se prevê a "possibilidade de financiar sistemas de carregamento" para autocarros eléctricos, que "têm de estar estrategicamente situados", realçou José Mendes.

Os interessados em conhecer melhor este autocarro concebido pela CaetanoBus poderão consultar as características ténicas no site do construtor. Segundo o que o "Diário do Tripulante" conseguiu apurar numa primeira fase o autocarro terá como estação de recolha, a estação de Santo Amaro onde recolhem os veículos eléctricos da empresa que no passado dia 18 de Setembro comemorou 144 anos de vida.

Mais infos: http://caetanobus.pt/pt/buses/e-city-gold/

Fonte: Noticias ao Minuto Fotos: Rafael Santos

Sem comentários:

Translate