terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Na 25 acontece de tudo e do mais inesperado!

Hoje aconteceu-me algo inédito... na carreira 25E acontece mesmo de tudo e do mais inesperado. Uma passageira entra na paragem da Bica com destino Praça da Figueira e ao validar dá um passo atrás e cheira-me o casaco/pescoço, mas fazendo questão de chamar a atenção com o som da inalação... Surpreso coma situação, olho para a jovem pensando ser alguém conhecido. A passageira abre-me os olhos e diz: "Era para ter a certeza que este perfume agradável era seu, é que mal entrei cheirou muito bem e está confirmado!" E fiquei literalmente sem saber o que lhe responder... fechei a porta e segui viagem.

Já numa outra viagem, na paragem do Canas também com destino à P.Figueira, entram dois passageiros e questionam: "É o 25 não é?" e esclareço: exactamente! E eles acrescentam: "É que diz lá Praça da Figueira!" E diz muito bem, é para lá mesmo que vai!  

6 comentários:

Anónimo disse...

Rafael, estou com saudades das suas "viagens escritas"...
Um abraco

dois povos uma civilização disse...

O meu pai, hoje reformado, foi quase toda a vida empregado da Carris. Primeiro cobrador e depois Guarda-freio, ou como se designava ultimamente, Técnico de tráfego e condução... Acompanhei o meu pai, durante anos, porque sempre adorei andar de elétrico. Horas e horas de diversão ao lado do meu pai no seu trabalho, que, para mim, era o melhor trabalho do mundo. A última carreira, durante anos foi a do 28 o percurso mais bonito de Lisboa. O que eu queria aqui partilhar foi o melhor Natal da minha vida. Eu tinha uns dez anos e o meu pai trabalhava na noite de consoada. Eu e a minha mãe resolvemos acompanhá-lo e levamos o tradicional bolo rei, filhoses e sonhos. No Largo do Rato,paragem terminal, estávamos nós e o cobrador. ali fizemos a nossa consoada e abri o meu presente: uma boneca linda de morrer.... Acho que devo ser a única pessoa no mundo que pode gabar-se de ter passado, em família, a consoada num elétrico :) e adoro!

Rafael Santos disse...

Excelente partilha. Obrigado pelo relato dessa história. Também já passei uma consoada aos comandos do 28. Cumprimentos ao seu pai.

Rafael Santos disse...

Excelente partilha. Obrigado pelo relato dessa história. Também já passei uma consoada aos comandos do 28. Cumprimentos ao seu pai.

dois povos uma civilização disse...

Obrigada!

César disse...

Já agora, o 25 ir à Praça da Figueira até faz todo o sentido, independentemente da contingência das obras no campo das Cebolas. É que a linha 25 é parte da antiga circulação 25/26 e a Praça da Figueira estava no seu percurso. Até Agosto de 1960, a 25/26 fazia-se pelas ruas do Ouro/ Augusta, Rossio, Av. Da Liberdade, Alexandre Herculano, Rato... Por causa do Metro, passou então a seguir via Fanqueiros/ Rua da Prata, Figueira, Martim Moniz, São Lázaro, Gomes Freire, Conde Redondo, Alexandre herculano, etc..., rumo à Estrela. O 25 circulava em sentido horário - o percurso actual no sentido Figueira-Estrela, e o 26 em sentido anti-horário - o percurso actual no sentido Estrela-Figueira, incluindo ambos a Rua Domingos Sequeira. Do percurso desactivado faziam parte as ruas de São Lázaro, Gomes Freire, Conde Redondo, Alexandre Herculano, Largo do Rato, Amoreiras, Silva Carvalho, Campo de Ourique e Ferreira Borges. Muito bem , pois, que o 26 vá, de vez, à Figueira. E como a "raquete" do campo das Cebolas vai ser suprimida - parece - e parece ir haver linha de eléctrico até Santa Apolónia (para já), o que era mesmo bom era uma carreirazinha 16 entre santa Apolónia e Belém. Haja quem mande!...

Translate