143
Anos! Poucas são as empresas que se podem gabar de ter tantos anos de vida. A
Carris, agora inserida na designada e recente marca "Transportes de
Lisboa" completa hoje 143 anos de vida.
Independentemente de uma administração conjunta com o metro e Transtejo, para os seus
trabalhadores, nomeadamente tripulantes que são a cara da empresa, será sempre
Carris. Uma longa história que só é possível ser contada graças a todos
nós, passageiros e funcionários. Todos juntos fazemos a história de uma empresa
que em 18 de Setembro de 1872 foi fundada no Rio de Janeiro. A Companhia Carris
de Ferro de Lisboa, introduziu na cidade o então moderno sistema de
transporte, composto por carris instalados na via pública por onde circulavam
carruagens puxadas por animais – os chamados «americanos», que tornaram mais
cómodas as viagens até então realizadas noutras carruagens que não evitavam o
mau estado das vias por onde passavam. E um ano depois era então inaugurada a
primeira linha de carros «americanos», entre Santos e Santa Apolónia.
Depois
dos Americanos vieram os Eléctricos a 31 de Agosto de 1901 e seguiram-se depois
os autocarros nos anos 40 com os
primeiros a serem adquiridos para serviço à Exposição Mundial que se realizou
em Belém. Ao longo dos anos, construíram-se novas estações, e apostou-se
fortemente na renovação da frota o que fez com que a Carris obtivesse a certificação
em 2006. Até 2011 a Carris vinha então, continuando a apostar na melhoria do
serviço, com a vinda de novos autocarros, mas esquecendo um pouco a aposta nos
eléctricos. Na verdade foram eles o ponto
de partida da Carris e são neles que a maioria das cidades europeias aposta.
Depois
a empresa viria a passar por dias mais difíceis com a crise instalada em
Portugal e planos que levaram à redução drástica de serviços e tripulantes, e
hoje a Carris está quase irreconhecível tendo em conta ao que nos foi
habituando ao longo da sua gloriosa história de 143 anos. Em breve serão
concessionadas as carreiras de autocarro a uma empresa privada – a Avanza, num
processo que tem feito correr muita tinta nos jornais e muita contestação.
Embora ainda sem decisão do Tribunal Constitucional quanto à permissão da
concessão nos moldes apresentados, a assinatura está para breve assim como o
fim da actual legislatura. O futuro é portanto incerto com partidos da oposição
a prometerem que caso vençam as eleições é tudo para voltar a ser como era até
aqui.
Veremos
então o que o futuro nos reserva e se daqui a um ano poderemos estar aqui a
escrever novamente sobre o aniversário desta centenária empresa de transportes
públicos.
A história resumida da Carris, está disponível de forma mais completa no livro «Lisboa e Praga de Eléctrico» que pode ser adquirido na página do facebook.com/lisbonandpraguebytram
English version:
English version:
143 Years! There are few companies that can boast of having so many years. Carris, now inserted in the designated and recent brand "Transports of Lisbon" complete today 143 years of life.
Regardless of a joint administration with the Metro and Transtejo, for their employees, including crew members who are the face of the company, will always Carris. A long history that can only be told thanks to all of us, passengers and employees. All together we make the history of a company that on September 18, 1872 was founded in Rio de Janeiro. The Carris of Lisbon Iron, introduced in the city then modern transportation system, composed of rails installed in the street where circulated drawn carriages animals - so-called "American", which made it convenient travel so far performed in other carriages that did not prevent the poor state of the roads through which they passed. And a year later it was then inaugurated the first line of cars "American", between Santos and Santa Apolonia.
After the Americans came the Streetcar system at 31 August 1901 and were followed after the buses in the 40's with the first to be acquired for service to the World Expo held in Bethlehem. Over the years, were built new stations, and bet heavily on fleet renewal which caused the Carris obtain certification in 2006. By 2011 Carris then came, continuing to focus on improving the service, with the arrival of new buses, but forgetting a little bet in trams. In fact they were the starting point of Carris and are in them than most European cities bet.
Then the company would go through the most difficult days of the crisis installed in Portugal and plans that led to the drastic reduction of services and crew, and today Carris is almost unrecognizable taking into account what we have been accustomed throughout its glorious history 143 years. Will soon be the concessionary bus routes to a private company - the Avanza, a process that has done much ink to flow in the newspapers and a lot of defense. Although no decision of the Constitutional Court on the permission granted in our molds, the signing is expected shortly as soon as the end of the current legislature. The future is so uncertain with the opposition parties to promise that if they win the elections is anything to go back to how it was here.
Then we will see what the future holds and if a year from now we may be here to write again about the centennial anniversary of this public transport company.
A brief history of Carris, is available more fully in the book «Lisbon and Prague tram" which can be purchased at the facebook.com/lisbonandpraguebytram page.
1 comentário:
Muita coisa ficará por esclarecer. Trata-se de uma questão política que serve para tapar buracos ,mas como o nosso povo é lerdo, sem cultura,analfabeto ,ignorante, preferem reclamar dos atrasos,dos cortes de carreiras a saber realmente porque é necessário passar os transportes públicos a privados. Será sempre a Carris a comemorar os aniversários e não grupos externos que só cá vêm para levar os lucros.Parabéns por mais este aniversário.
Enviar um comentário