Há 20 anos que não se ouvia o mítico som do compressor e da válvula de um eléctrico nas ruas do Bairro Alto e Príncipe Real. Agora o eléctrico voltou a subir a Rua da Misericórdia, dando uso aos carris que por ali permaneciam longe da agitação ferroviária, e tudo graças ao novo circuito turístico da Carristur apelidado de «Chiado Tram Tour». A surpresa pelo regresso do eléctrico tem sido um misto de satisfação, alegria mas também desagrado e descontentamento. Há de tudo e para todos os gostos, sobretudo porque o trajecto é curto e o preço é turístico, ou não fosse este um trajecto criado para isso mesmo.
Inaugurado a semana passada, quando frequentava o curso de formação para renovar a minha habilitação para certificação de motoristas (CAM), o Chiado Tram Tour, voltou sem dúvida a trazer ao topo das notícias e conversas o tão desejado regresso da carreira 24E. Contudo, a falta de material circulante não permite para já a reabertura da linha enquanto serviço público, o que não quer dizer que não possa ainda vir a acontecer. Mas continuo a defender que é preferível ter um circuito embora pequeno a fazer circular eléctricos, que os ter parados na estação. Nesta primeira fase a viagem completa dura apenas 20 minutos e liga o Largo Camões ao Príncipe Real com um bilhete que custa 6 euros e que é válido por 24 horas. No entanto há sempre a possibilidade de se comprar um bilhete de 14 euros que é válido também no «Castle Tram Tour» que começa na Praça da Figueira e circula pela colina da Graça e Castelo num trajecto de 40 minutos.
Confesso que deu-me prazer voltar a andar de eléctrico pelas ruas onde o mesmo há 20 anos atrás tinha deixado de passar, e agora a conduzi-lo, o prazer foi ainda maior, sobretudo ao ver a surpresa dos transeuntes que ainda não estão habituados a ver o verde a passar por ali. O mesmo se passa com os automobilistas e sobretudo com as cargas e descargas que ao ouvirem o tilintar da campainha ficam surpreendidos com a nossa presença. Há turistas que acham caro e há os que dizem ser uma volta surpreendente. A passagem pela Igreja de São Roque e pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara onde chegamos a dizer um "Olá" ao Ascensor da Glória são os principais pontos de atracção que se juntam ao fantástico jardim do Príncipe Real onde agradáveis esplanadas convidam à contemplação.
Uns metros à frente há o Jardim Botânico que a pé se chega em 5 minutos, enquanto o trajecto não é prolongado às Amoreiras ou até Campolide, algo que parece estar previsto para o início do Inverno, altura essa em que já deverá haver eléctrico também no Carmo, passando assim o Chiado Tram Tour a iniciar viagem junto ao Elevador de Santa Justa e Convento do Carmo, e a terminar nas Amoreiras. Resta-nos portanto esperar pelos próximos episódios porque por enquanto o trajecto continuará a ser curto mas ainda assim atractivo sobretudo graças ao seu audio-guia e interessante para quem pretende explorar o bairro dado que o bilhete permite entradas e saídas ao longo do trajecto.
2 comentários:
Confesso que o "ronco" dos 700 a subir o bairro Alto ainda me faz voltar a cabeça...
Esperemos que os planos para esta linha se concretizem... e aí talvez até eu vá dar uma voltinha... (sim, porque o trajecto actual faz-se bem a pé - faço-o diariamente)
Julgo que a linha até Campolide, na parte de catenária, foi renovada há alguns anos e parece-me pronta a receber os eléctricos. Julgo, até, que a linha deveria ser reaproveitada desde o Cais do Sodré, isto é, pela rua do Alecrim acima. O terminal da carreira 25 (ou da 18)poderia ser transferido do Campo das Cebolas para Campolide ficando assim os lisboetas a poderem usufruir outra vez do elétrico no Bairro Alto, Rato, Amoreiras e Campolide. Sendo uma simples alteração, ou prolongamento, de uma carreira, talvez a Carris pudesse dispor mais facilmente de elécticos para o efeito.
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