Lisboa fervilha com turistas o ano inteiro, mas Março é o mês que começam a chegar em maior número e não é de admirar que as ruas da cidade estejam repletas de gentes de outras paragens. As esplanadas voltam a ficar preenchidas e os eléctricos continuam a recair nas preferências de quem nos visita. E os últimos três dias estive no Tram Tour, que continua a fazer recuar no tempo aqueles que por cá habitam e aproveitam para dar uma volta, ou a fazer de únicas as viagens pela colina do Castelo e da Graça para quem jamais esperaria encontrar um eléctrico dos anos 30. O tilintar da campainha junta-se ao som do ar projectado pela válvula do guarda-freio que torna característico o eléctrico 700 que a olho nu pode ser igual a todos os outros que por Lisboa vão circulando, mas há muitas diferenças e não falo da cor.
O certo é que a chegada deste novo circuito turístico em Julho do ano passado, trouxe novamente para as ruas os emblemáticos eléctricos históricos que agora pintados de verde dão a conhecer a história dos bairros antigos de Lisboa. E as reacções são as mais diversas. Se muitos acham curta a viagem, outros há que remedeiam a situação repetindo o percurso até porque o bilhete assim o permite. Os ingleses já com alguma idade ficam encantados com a forma como aqueles motores vencem as subidas mais íngremes e não poupam o cartão de memória das suas máquinas fotográficas. Os franceses adoram o tilintar da campaínha e chegam mesmo a imitar com um mítico "tlim-tlim".
Os alemães perguntam sempre se são de origem alemã, enquanto que os espanhóis perguntam se são mesmo dos anos 30 porque nem parecem acreditar que ainda estejam ali para as curvas e contra-curvas. Muitos não sabem para que serve a areia que cai no carril e outros desconhecem que os freios ali são manuais. Mas há também os nossos irmãos brasileiros que recordam os bondes de Santa Teresa e outros que perguntam se não há audio-guia em brasileiro, quando na verdade o português é a língua que se fala no Brasil. Há de tudo e para todos os gostos e como dizem os franceses, «c'est fantastique!»
Com dias em que a procura é mais forte e outros onde apenas o guarda-freio parece desfrutar da viagem, o Tram Tour oferece diariamente um trajecto de 40 minutos entre a Praça da Figueira e a Graça, numa viagem tranquila e sem grandes enchentes até porque são ainda poucos os guias que falam neste novo circuito da Carristur. Amanhã regresso ao outro circuito turístico - o Hills Tramcar Tour, mas antes quero partilhar com os leitores um vídeo que resume como nasceu este projecto do Tram Tour, com imagens interessantes onde se vê a transformação dos eléctricos, a criação da imagem de marca Tram Tour e imagens do percurso e eu com gosto lá estou a comandar um dos eléctricos que fez parte da minha infância e que hoje tenho o prazer de os poder conduzir, porque estes sim, dão gosto conduzir.
Sejam então bem-vindos ao Tram Tour... através da objectiva da Boa Onda Produções
1 comentário:
TCHETCHE! o som mais característico deste 700 ,com a sua barra branca pintada entre rodas para os distinguir nas carreiras mais acidentadas ,acho que o percurso devia ser um pouco mais prolongado e a antiga linha do 24 reativada.Boas viagens a bordo do verdinho da Carris.
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