quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Adeus 2014...Olá 2015: A noite mais longa do ano

O guião repete-se ano após ano. O cenário tem como fundo o fogo de artifício e pelo meio, vários episódios desde a correria pelas compras de última hora para um jantar especial ou pela busca do melhor local para se dar as boas vindas ao novo ano e deixar para trás o ano que termina. Mas enquanto uns festejam, outros há que contam os minutos e até mesmo as horas. Assim é na Carris, como em tantas outras empresas, quando a família tem de ficar em segundo plano para que se cumpra mais uma noite de serviço. Se no Natal o deserto instala-se ao final da tarde de 24 de Dezembro, já quando se comemora a passagem de ano, o papel inverte-se.

O entardecer faz trazer para a rua o reboliço de uma noite que se espera sempre de festa, mas que nem sempre acaba da melhor forma. Ao que parece este ano até nem foi dos piores, a constatar pelas reportagens televisivas e também nos transportes públicos não terá sido das mais complicadas. Ainda assim, este ano as ruas do centro da cidade voltaram a ser tomadas pelos peões que roubaram o lugar aos carros por uma noite. Assim foi na Praça do Comércio onde a música deu as boas vindas a 2015 acompanhado de muito champanhe. 

Passei na praça perto das 05h15 rumo à estação de Santo Amaro onde iniciaria mais um dia de trabalho, o primeiro de 2015 e ainda eram muitos os vestígios de uma longa noite, muitas eram as luzes azuis das sirenes das ambulâncias e carros de polícia, muitos eram os cantoneiros que tentavam disfarçar a cara com que Lisboa iria acordar. A dificuldade em entrar no meu local de trabalho foi inesperada até porque nem me lembrava que lá dentro e em pleno Museu da Carris, o espaço tinha sido alugado para um "Reveillon" diferente, dando à estação um fervilhar de outros tempos, mas com outros estados de espírito, na minha opinião nem sempre os mais adequados, para um local onde circulam veículos sobre carris. Tempos modernos, onde a história dá lugar à diversão.

Inicio o serviço de plantão, para colmatar alguma falta de última hora e sem saber ainda a que horas iria regressar a casa. Mas não correu mal. Fiz uma troca de carro por avaria da roldana na carreira 28E e fiz quatro viagens e meia na carreira 15E, corri assim a cidade de uma ponta à outra, verificando assim que este dia 1 estava igual a si mesmo, com uma cidade a acordar deserta mas que com o passar das horas se encheu de turistas que escolheram Lisboa para dar as boas vindas a 2015.

E que para o ano de 2016 cá estejamos todos novamente a relatar como foi a noite, a madrugada e o primeiro dia do ano que certamente não será muito diferente deste. A todos os votos de um óptimo 2015.

2 comentários:

CR 35 disse...

Bom ano de 2015 para o Diário do tripulante,boas corridas e viagens a bordo dos amarelos da CCFL.

Rafael Santos disse...

Obrigado e igualmente CR 35 :)

Translate