quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A mentira tem perna curta, mesmo quando viaja no 15E

"A mentira tem perna curta". O ditado é antigo, mas continua bem actual, sobretudo a bordo dos transportes públicos quando os casais entram entusiasmados com os seus filhos pedem dois bilhetes apenas porque acham que dizer que os filhos tem menos de 4 anos é tarefa fácil e que os leva a poupar uns euros. Contudo, já deveriam saber que os mesmos quando estão nestas idades, gostam sempre de dizer a verdade ou até mesmo acrescentar mais uns anos para se fazerem mais homens e mulheres. Eles são sempre os mais sinceros e desmascaram os pais quando eles menos esperam. 

Surgem depois os "sorrisos amarelos" ou o "psshhhtt cála-te" acompanhado de um chega para lá. Mas se isto acontece sobretudo na carreira 28E, já o mesmo não se passa na carreira 15E, onde os bilhetes são adquiridos nas máquinas de venda a bordo, não sendo portanto necessário dizer ao guarda-freio os bilhetes pretendidos, ficando à responsabilidade do passageiro a compra do mesmo. Mas também entre a P.Figueira e Algés viaja a mentira e não por poucas vezes. 

Mas também aqui a "mentira tem perna curta". E a culpa é do sistema de aviso de paragens. Porque a qualquer momento está disposto a contrariar quem ao telefone diz estar ainda em Algés, querendo fazer com que a pessoa do outro lado acredite e ainda tenha de esperar algum tempo, quando o sistema acaba de dizer logo no instante seguinte... «Próxima paragem... Santos, correspondência com o comboio.»

Mas o inverso também acontece e hoje quando hoje na paragem da Rua Pinto Ferreira, um senhor dizia ao telefone para quem o ouvia desesperado por tanto esperar que, «estou já a chegar à Praça da Figueira, mais 5 minutos e estou aí...» Mas eis que o sistema decide avisar: "Próxima Paragem... Hospital Egas Moniz" e ao que parece do outro lado terão ouvido, até porque o eléctrico naquela viagem ia quase vazio o que faz com que o som do sistema seja mais audível. Não sei o que terá perguntado quem o escutava, o certo é que o senhor que viajava no eléctrico mesmo junto à cabine, ficou um pouco atrapalhado e disse...«Egas Moniz? Não, deve ter ouvido mal, já passámos até o Calvário, isto deve estar é avariado...»

Afinal de quem é a culpa? É da Carris claro está, que nem deixa os clientes mentir. É portanto caso para lembrar o filme português onde entra António Silva...

3 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter estômago para aguentar tanta mentira xD

Luís Santos disse...

malditos avisos xD
Por acaso ultimamente (ainda hoje aconteceu) o sistema não ia ligado, o que é uma pena pois a mim dá-me bastante jeito (aqui não é o caso, mas nos autocarros e no metro já faz com que eu não passasse a paragem que queria várias vezes... e ainda bem.
Acredita que, nessas situações, se o sistema não existisse ia mesmo parar ao fim da linha...)
Boas viagens

CR 35 disse...

Tantas vezes ouvi os petizes a dizer .....não tenho nada quatro! tenho estes ,com a mão aberta mostrando os cinco dedos! nos telefonemas é giro ouvir as mentiras para enganar no outro lado ou são as portas a abrir e fechar ou a peixeirada a bordo ,ou outra situação qualquer ,mas nunca é culpa da carris.Boas viagens a bordo dessas salas ambulantes de teatro cómico/trágico .

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