quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Um regresso ao 28 num dia atípico mas com as cores da selecção...

Se há dias atípicos hoje terá sido um deles certamente, até porque a Greve do Metro pela manhã causou as habituais filas de trânsito, mas também as filas nas paragens dos autocarros e eléctricos. O metro pára e com ele pára a cidade que prova uma vez mais não ter uma rede de transportes adequada a quem nela se movimenta. E se a isto tudo juntar-mos a falta de meios e recursos para servir quem nos procura nestas ocasiões então, temos o caldo entornado. 

A chuva decidiu marcar presença também hoje e entupir algumas das artérias por onde passam as carreiras da Carris, e o resultado foram os habituais atrasos em dias de greve do metro. Já quanto a mim, voltei passados dois meses à carreira 28E, depois de um longo período a efectuar serviço exclusivo no turismo ou na carreira 15E. Mas na verdade o meu serviço era nos eléctricos verdes, que por avaria acabou por não sair da estação. Depois de deixar o eléctrico a cargo da equipa de manutenção, foi-me então atribuido um serviço na 28E que confesso, já tinha saudades. As perguntas habituais, as velhotas que reclamam sempre do mesmo, seja porque está cheio ou porque são já 16h00 e têm uma consulta às 16h20 e já passaram três cheios que não pararam. 

Há de tudo e para todos os gostos, não esquecendo a reacção habitual dos nossos turistas quando chegam ao terminal e teimam em não sair. Por muito que digamos que chegámos ao terminal eles insistem em dizer «mas queremos voltar ao início!» .

As horas passam e os turistas também. Há uma chuvada que cai insistentemente nas ruas de Lisboa e o eléctrico começa a ficar com visibilidade para o exterior, cada vez mais reduzida. Parece que estamos em pleno inverno com o Natal à porta, mas continua um calor daqueles que fazem sobressair odores menos desejados, vindos de quem até da água da chuva parece ter algum receio. Passa-se o jornal no vidro para ajudar a desembaciar, mas mais de 40 pessoas no seu interior a respirar faz com que seja uma missão quase impossível. 

Ora menos impossível é conduzir três eléctricos diferentes num só dia, e eis que uma passagem curta pelo circuito das colinas fazia com que terminasse o meu dia com uma recolha à estação e com três cores diferentes, as três cortes da bandeira nacional porque comecei no verde, passei pelo amarelo do 28E e terminei no vermelho do Colinas. Se a selecção nacional de futebol, hoje dependesse do meu serviço, Paulo Bento não teria visto certamente lenços brancos nesta caminhada atípica pelas ruas de Lisboa.  

Amanhã termina a semana e eu desejoso que acabe o mês, porque Setembro é sempre um mês cansativo no que a serviço diz respeito e à semelhança de muitos tripulantes, o cansaço vai começando a vencer-nos a cada dia que passa. Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

1 comentário:

CR 35 disse...

Três modos de eléctrico num dia ....é fixe!mas será que os gerentes algum dia saíram para o terreno "apalpar" a rede e quem nela se transporta?

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