terça-feira, 15 de julho de 2014

Bem-vindos ao alucinante mundo dos turistas que nos visitam...

Que se podia apanhar de tudo num transporte público já eu sabia, agora que num serviço turístico se podia apanhar tarados é que não fazia ideia. E são cada vez mais as formas mais estranhas de se fazer turismo. A ultima semana foi dedicada exclusivamente ao turismo, salvo a excepção de uma manhã na 28E, onde por sinal abundam turistas. Mas se pensava que já tinha assistido de tudo quando uma turista russa decidiu comprar um bilhete de 18 euros para ir da P.Comércio à Praça da Figueira, porque para ela a P.Figueira sempre era mais próxima do Marquês de Pombal que a Praça do Comércio, eis que me enganei.

E bastou a chegada do Tram Tour e claro está de um turista brasileiro aposentado que aproveita agora os restantes anos de vida para conhecer a Europa. Já com uma fala um pouco atrapalhada, o senhor entra com o voucher na mão e pergunta-me se era aquele bonde que o levaria a conhecer a zona histórica. Digo-lhe que sim e que é um dos primeiros a experimentar o recente circuito turístico a bordo de um bonde dos anos 30, o que o deixou surpreendentemente satisfeito. Falou que «no Brasil também tinha bonde, mas agora não quero saber do Brasil para nada. Brasil está caótico de trânsito. Vendi meu carro com 4 meses apenas para minha colega médica. Agora vim para Portugal e estou regressando ao Brasil só amanhã porque a copa acaba hoje e quero estar longe da confusão», desabafava.

E eu lá continuava a viagem rumo ao bairro da Graça. Pelo caminho, o turista que naquela viagem era o único passageiro, ia fazendo perguntas sobre Lisboa, sobre Portugal, sobre o nível de vida cá etc... até que chegados ao Largo da Graça, o turista em questão, aproveita a paragem do eléctrico para desabafar mais um pouco. «Sabe, estou pensando me mudar para Portugal. São caras as casas aqui no Bairro da Graça? Acha que com 4 mil euros de reforma do Brasil consigo viver bem aqui?»

E eu a pensar que quem me dera a mim receber 4 mil euros por mês ao mesmo tempo que lhe dizia que daria para fazer uma boa vida por cá... Até que ele acrescenta que «tinha de contratar uma enfermeira para cuidar de mim, que minha saúde já não é o que era, mas tinha de ser uma enfermeira que fizesse também massagem erótica, ta vendo? Aquela massagem excitante... »

Fiz de conta que não percebi e segui viagem, deixando o senhor desabafar e deitar cá para fora toda a taradisse que pudesse ter acumulada. Sem dúvida uma viagem alucinante à descoberta não de Lisboa, mas de um local com uma enfermeira, digamos cinco estrelas...

Já hoje a bordo do Circuito das Colinas, foi a vez de um italiano, se passar da marmita só porque lhe disse que o bilhete não era válido. Pagou 19 euros por três rotas de autocarro e queria andar de eléctrico, como que se fossem burros todos os que optam pelo bilhete de 25 euros, que dá acesso ao "hills". Tentei explicar-lhe que comprou só três rotas de bus e ele questionava-me como, até porque tinha pago 19 euros. Abro o folheto ao mesmo tempo que ele gritava comigo, não me deixando sequer falar e quando vou explicar que para o eléctrico vermelho deveria ter comprado o 4 em 1, eis que me vira as costas, sai do eléctrico e fica a discutir de fora para dentro, como se fosse ele o dono da razão e eu o imbecil que não sabe afinal os bilhetes que são válidos no carro que conduzo...

E assim vão as férias de quem nos visita...

4 comentários:

Jairo de Paula disse...

Rafael, Sou Brasileiro. Primeiro quero agradecer sobre as informações que me passou lá no início de 2014 sobre o clima de Lisboa em Março. Conheci a cidade, me apaixonei por ela. Voltei ao Brasil com o coração apertado e já imaginando voltar em 2015, 2016 e talvez nunca mais ver o Brasil novamente. Visitei o Benfica. Conheci o Estádio da Luz, Vitória e Gloriosa, as Águias Benfiquistas e tornei o Benfica meu segundo clube de futebol. Este Sr. brasileiro já aposentado tem toda a razão em querer viver em Portugal. O Brasil está uma confusão mesmo e toda a confusão é gerada pela própria sociedade egocêntrica brasileira. Aqui todos querem ter direitos, dever nenhum. Todos querem um país melhor, mas que o "outro" se sacrifique para isso. Todos querem ganhar muito dinheiro, mas sem precisa trabalhar para isso. Eu, sinceramente, concordo com esse Sr. Aposentado. Quanto ao lado tarado dele...rsrsrsrsrs !!! Que seja feliz em Portugal com sua "Enfermeira".

CR 35 disse...

Bem ! não são só os Lusos que exageram na calinada .Boas viagens a bordo dos amarelos e verdes da CCFL.

A.D. 2009 disse...

Olha amigo, nem tudos os italianos são assim

Rafael Santos disse...

Eu sei que não A.D. 2009 e ainda bem para todos. Ainda hoje transportei um casal italiano que até fotos me pediram para lhes tirar, muito simpáticos...

Translate