terça-feira, 24 de junho de 2014

Formação nos emblemáticos "700" com Tram Tour à vista...

Arrancou na passada segunda-feira mais uma etapa na minha formação dentro da Carris, com a aprendizagem na condução de um eléctrico tipo "700", carro este que data de 1936 e que contam com dois motores de 45 cavalos e um Controller DB1K33, instalados numa caixa construída nas oficinas da Carris e dotadas para transportar 42 passageiros (24 sentados + 18 de pé). Actualmente estes eléctricos, que outrora fizeram furor na carreira 28, embora tivessem circulado também noutras linhas, realizam apenas serviços de aluguer mas em breve e após algumas reparações/modificações, vão voltar a circular numa nova carreira destinada ao turismo à qual a Carristur deu o nome de "Tram Tour - Lisbon Historical Route".

Há muito que ambicionava tirar esta formação, porque este é o meu tipo de eléctrico preferido. É aquele em quem me deslocava ainda em criança quando da casa da minha avó ia ou regressava da escola. Nestes eléctricos fiz inúmeras viagens enquanto passageiro e agora tenho finalmente a oportunidade de os conduzir. É um eléctrico totalmente diferente dos "remodelados" e dos "articulados" e que nestes primeiros dias tem já proporcionado inúmeras memórias.

Memórias essas que certamente poderão em breve ser recuperadas também pelos entusiastas e saudosistas deste característico eléctrico, cujo barulho da sua válvula se ouve à distância com o seu "tssshhhhh tsssshhhh" característico e cujo tilintar da campainha se torna igualmente incomparável.  

Assim sendo, os próximos dias serão ainda dedicados à formação da condução de eléctricos 700, sendo depois dado uso à aprendizagem agora adquirida na nova carreira promovida pela Carristur e que trás novamente às ruas de Lisboa, agora nos eléctricos, o verde como cor dominante e que visa proporcionar uma viagem na história pela zona histórica de Lisboa a bordo de um veículo também ele histórico na cidade de Lisboa e na história da Carris.


1 comentário:

CR 35 disse...

Só metiam susto numa coisa! quando os motores entravam em curto circuito, o raio da BRECA dava cá um estoiro por cima da cabeça do GF.

Translate