sexta-feira, 20 de junho de 2014

"Dia azarento" ... numa "storyboard day"

Se há dias em que o melhor é nem sair de casa, eis que esta sexta-feira o provou. Com tantos contratempos ao longo do dia parecia até que estava em rodagem para uma divina comédia bem ao jeito lisboeta para estrear numa rua perto de si um filme que teria como guião os seguintes takes...

Take 1 - Falha de Comunicação.

A manhã começa com um desvio de um eléctrico da carreira 15E para a R. Alfândega para aguardar a manutenção. A central esquece-se de avisar o turismo e como as primeiras partidas os eléctricos vão lá inverter a marcha, começava assim a primeira interrupção. 45 minutos a aguardar que a manutenção conseguisse lá chegar dado o trânsito infernal que diariamente se tem registado entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas. Os clientes ficam chateados, mas os guarda-freios retidos resolvem a situação reservando a chapa seguinte para os mesmos e tomando como alternativa a inversão de marcha na Praça da Figueira.

Take 2 - Interrupção Martim Moniz

A meio da manhã um autocarro da 708 avaria no recente terminal introduzido em cima da linha do eléctrico que recorde-se foi para ali transferido também por imposição da Câmara de Lisboa que alegava necessitar do antigo terminal para os autocarros dos transfers dos paquetes que nunca lá param. 

Take 3 - A pressa de quem parece ganhar à viagem...

Já é mau ter de lidar com quem não respeita os transportes públicos, com o trânsito e com os carros mal estacionados, mas pior ainda é ter próprios colegas que parecem ganhar comissão pelas viagens efectuadas. Impedido de fazer terminal da Praça do Comércio também por imposição da Câmara Municipal de Lisboa, o circuito das colinas, mais conhecido como eléctrico turístico tem apenas como alternativa receber os passageiros na plataforma existente em frente, ou seja no sentido contrário, na mesma linha usada pelo 15E com destino a Algés, mas por muito que se tente que esta operação seja rápida, há sempre turistas que fazem inúmeras questões, não se apercebendo sequer da situação. O certo é que nem 5 minutos tinham passado e já tinha um articulado a tocar a campainha. A colega em questão fazia-me sinal de estar com pressa e em jeito de brincadeira e pensando eu que ela já conhecia a minha maneira de ser e de estar disse-lhe que passasse por cima porque as pessoas estavam a entrar e não podia avançar. O certo é que ela parece não ter gostado da brincadeira e lá ligou para a Central reclamando do carro turismo a impedir de trabalhar. Escusado será dizer que levei depois uma "rebocada" da expedição, mas também escusado será dizer que reencaminhei a rebocada para a CML ou para quem é responsável pelo tour.

Take 4 - Tartaruga ninja a bordo...

Já sem clientes que tinham descido no Castelo e quando percorria a Rua da Graça é arremessado para dentro do eléctrico um objecto que emite um som estranho ao cair no soalho. Paro para ver o que se tratava e eis que me deparo com uma tartaruga ninja. Alguém achou por bem que o Rafael - Tartaruga - seguisse viagem naquele eléctrico conduzido pelo Rafael - Guarda-freio. E lá foi a tartaruga ninja a bordo do meu eléctrico no resto do serviço...

Take 5 - Acidente na R.Arsenal

Quando tudo parecia querer normalizar, eis que um acidente entre motociclo, automóvel e autocarro bloqueia por completo o centro da Baixa de Lisboa. Uma hora parados na Praça do Comércio e já a Itália perdia no Mundial, com a Costa Rica por 1-0 quando de repente se vê autocarros e ligeiros a passar pela Avenida Ribeira das Naus. Sim a tal que está há meses fechada devido a obras, as tais que já estão terminadas mas que a Câmara insiste em manter fechada. Curioso que quando necessário para benefício da própria Câmara já os carros por lá podem passar. Não deixa de ser revoltante, sobretudo porque se torna desgastante andar diariamente num stress de pára-arranca sem saber-mos a que horas chegamos a casa.

Take 6 - Viatura mal estacionada, varanda a cair...

Acidente resolvido, horários restabelecidos e siga a viagem. Mas não até muito longe, porque há já dois dias que não se parava na Rua de São Paulo e hoje foi o dia. Uma carrinha mal estacionada impede a passagem do eléctrico e lá ficámos cerca de 1h30 até chegar a Polícia, que por muita vontade e esforço não conseguiu rebocar a carrinha. Procuravam-se soluções e quando a melhor solução seria recuar até ao Corpo Santo com a ajuda da PSP, eis que não havia corrente eléctrica. Tinha sido desligada devido aos trabalhos dos Bombeiros que estavam na mesma rua por causa de uma varanda que estava a cair. O cheiro a sardinha assada aparecia e nós e os agentes de serviço no reboque sem jantar... 

Take 7 - Carrinha avariada no Corpo Santo...

Restabelecida a corrente, a PSP lá nos ajudou na manobra de recuo para que pudesse-mos finalmente recolher a Santo Amaro, mas chegados ao Corpo Santo, eléctricos e autocarros estavam todos parados devido a uma carrinha avariada em cima da linha. O dia estava já a ser longo de mais até que lá conseguimos finalmente chegar a bom porto e efectuar a recolha, nesta sexta-feira que bem poderia ser 13.

Amanhã termino a semana e espero que de forma mais calma que o dia de hoje.   

1 comentário:

CR 35 disse...

Take 8 .....Rafael bom fim de semana e que decorra tudo sobre carris!

Translate