sábado, 3 de maio de 2014

Vem aí nova invasão espanhola... «Es increíble cómo muchas personas toman fotos del tranvía.»

Têm sido umas semanas de loucos estas últimas vividas na capital portuguesa. E deixemos de parte o futebol, porque festa não tem faltado nesse campo, com o Marquês de Pombal a servir de palco, originando alguns cortes das carreiras que por ali passam. Refiro-me contudo à enchente de turistas que abalou Lisboa e que promete aumentar com a chegada da final da Liga dos Campeões e com o verão que parece querer chegar mais cedo, a constatar pelas temperaturas que já se fazem sentir.

Os eléctricos têm sido poucos para tanta procura o que por vezes deixa uma imagem menos positiva da nossa cidade no que a mobilidade diz respeito, mas o certo é que nem que tenham de esperar 1 hora numa fila, eles esperam e desesperam por um eléctrico que vem quase sempre cheio e para os quais são necessários os cuidados necessários para que nada falte no fim da viagem. Se o eléctrico das colinas tem andado lotado, o que se dirá do conhecido 28E que é o "monumento" mais procurado na cidade de Lisboa por quem nos visita, pois é raro o dia que não perguntem por ele.

Com tantos turistas em Lisboa e ainda com os que estão para vir, como é o caso da próxima terça-feira em que Lisboa terá cerca de 12.000 turistas provenientes dos cruzeiros, num recorde que será uma vez mais batido pelo Porto de Lisboa, os que por cá habitam optam ou pelo autocarro ou por andar a pé. 

Encantados com Lisboa das 7 colinas, os turistas que nos visitam ficam cada vez mais eufóricos e não se cansam de elogiar a capital portuguesa. Esta semana transportei dois grupos de turistas no eléctrico das colinas que eram prova disso mesmo. Se os que vieram do outro lado do Atlântico se mostravam loucos com a forma como o eléctrico funcionava «graças ao movimento de uma manivela apenas...» já nuestros hermanos do país vizinho, diziam que «estamos muy contentos con esta ciudad. Es increíble cómo muchas personas toman fotos del tranvía. Vas a correr el mundo amigo!», e de facto não me importava, mas para já vai sendo apenas através das inúmeras fotografias que já me tiraram e por vezes são tantas que chegamos a pensar que trabalhamos num autêntico "BigBrother", onde toda a gente nos controla a toda a hora, a todo o instante e em qualquer lugar. 

Mas a presença de duas equipas espanholas na final da Liga dos Campeões tem sido de facto tema de conversa a bordo do colinas quando se encontram espanhóis, sejam adeptos do Real ou do Atlético, porque ambos dizem que vão ganhar. Cá estaremos para ver quem leva a taça, aquela que andou também ela, a bordo da "casinha" amarela da Carris...


Sem comentários:

Translate