sábado, 18 de janeiro de 2014

Lisboa congelou nesta sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014...

(Foto: Agência Lusa)

E eis que o caos instalou-se em Lisboa nesta sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014. Confirmaram-se as previsões para o temporal, mas nada fazia prever a chuva torrencial de granizo que se fez sentir em algumas partes da cidade, deixando bloqueadas algumas artérias da capital. Lisboa acordou então gelada e molhada, porque a agua também marcou presença com força. E várias foram as imagens partilhadas ao longo do dia, muitas delas através dos tripulantes da Carris que se viram bloqueados durante mais de 2 horas, tornando-se autênticos repórteres a registarem um momento que ficará certamente para a história. E como as imagens falam por si, eis algumas das imagens que foram circulando durante esta sexta-feira nos jornais e nas rede sociais...

Após a forte chuva, o rebentamento de um colector inundou a P.Figueira (Foto: Rafael Santos)
Praça da Figueira (Foto: Rafael Santos)
Inundação em Santo Amaro (Foto: Nuno Martins)
Inundação em Alcântara (Foto: Nuno Martins)

Na Estrada de Benfica... (Foto: Luis Ferreira)
A 758 foi uma das carreiras que se viu bloqueada... (Foto: Luis Ferreira)

40 a 50 centímetros de gelo, provocaram o caos (Foto: Paula Dias)
Passageiros e tripulantes, não tiveram outro remédio, se não aguardar pela ajuda... (Foto: Pedro Macedo)
Bombeiros, Cantoneiros e Polícias foram os homens que ajudaram a aliviar o caos (Foto: Luis Ferreira)
Durante algumas horas foi este o cenário (Foto: Pedro Macedo)
À falta de um limpa neves, eis uma bobcat da CML a auxiliar nos trabalhos (Foto: Agência Lusa)
(Foto: Correio da Manhã TV)
(Foto: DN.pt)



6 comentários:

Jairo Regio disse...

Olá, Rafael,
Sou Brasileiro e estou no Brasil. Em Março/2014 estarei na Europa para férias pela primeira vez e Lisboa será onde ficarei mais tempo. Sempre tive vontade de conhece-la desde quando era um garoto. Preciso lhe fazer 02 perguntas. Me informe por favor, em Março o clima, pela sua experiencia de ser habitante da cidade, continua frio como este que mostrou nas fotos, com neve e todos os problemas causados por ela ? e Qual a melhor formar de se chegar ao Estádio da Luz? Quero conhecer a casa do Sport Benfica. Agradeço.

Rafael Santos disse...

Boa tarde Jairo,

Antes de mais, os meus agradecimentos por visitar este blogue e pelo contacto. Quanto às questões que coloca, em Março as temperaturas costumam rondar os 16ºC / 19ºC e os dias costumam ser soalheiros, embora possam haver alguns dias mais cinzentos, mas creio que não haverá nada de anormal. As imagens que viu, não são normais e deveu-se a uma frente fria que originou uma chuva de granizo como já não era visto há alguns 20 anos. Quanto à segunda questão, permita-me antes de mais dizer-lhe que optou e bem por querer visitar a casa do melhor clube do mundo :) O Estádio da Luz fica em frente do shopping Colombo, e a melhor forma para se deslocar do centro até lá é usando a linha azul do metro, com destino a "Amadora Este" e sair na estação "Colégio Militar/Luz", fazendo depois o trajecto a pé até ao estádio (5 a 10 minutos). Espero que faça boa viagem e que desfrute ao máximo da capital portuguesa.
Cumprimentos,

Rafael Santos

Jairo Regio disse...

Olá, Rafael,

Muito obrigado pelas informações. Elas vão ser muito importantes para mim. Só tenho uma coisa eu não posso concordar com vc. O Benfica não é a melhor equipe de futebol do mundo. É a 2a melhor. O melhor, maior e talentoso é o Sport Clube do Recife, time que eu sou torcedor. rsrsrsrsrsrs !!!! Mas, infelizmente, ainda não tivemos a sorte de termos um gênio como Eusébio como nosso jogador, mas ainda tenho esperança disso um dia acontecer. Novamente agradeço pelas informações.

CR 35 disse...

Epá! algo aqui bate mal .....e visitar logo o Estádio da Luz! que não passa de um clube normal com muitos adeptos! vale mais visitar o Oceanário !LOLOLOLOLOL.Para este novo amigo do Blog que faça boa viagem e não se preocupe com as temperaturas porque vai de certeza aquecer,mesmo com manga curta.VIVA O SPORTING....(NÃO VALE APAGAR O MEU COMENTÁRIO)que também é outro bom clube e gera CAMPEÕES E BOLAS DE OURO.UI! parece-me que escrever em letra grande é berrar,não é? se for peço desculpa mas para mim é só mesmo para chamar a atenção....UFA que já me dói os dedos de tanto teclar!

Jairo Regio disse...

CR35, Saudações.

O Oceanário de Lisboa é sim uma das visitas programadas. Na verdade, dedico um dia todo ao Oceanário e os arredores.Quanto ao Sporting, CR35, me perdoe. Mas aqui no Brasil o Benfica é mais famoso que o Sporting pq vários brasileiros já passaram por lá e por causa do Eusébio. Mas não será minha única e última visita a Lisboa. A casa do Sporting estará no meu próximo roteiro certamente. Rafael, recomendei o seu Blog a vários amigos do trabalhos e na minha página do Facebook. Vários comentários me foram feitos gostando muito da sua forma de ver a cidade. Indiquei também um vídeo seu no youtube conduzindo o bonde da linha 15. Foi ótimo o vídeo pq irei utilizá-lo para chegar até Belém e graças a vc sei como são e onde são as paragens (paradas aqui no Brasil) que devo utilizar para chegar a meu destino. Saudações a Rafael e CR 35. Um abraço do Brasil.

CR 35 disse...

Opá! estou triste! mas não faz mal.Interessa é que a visita a esta cidade seja do melhor.Pode ser que tenha a sorte de apanhar o eléctrico do Rafael(ouro sobre azul).

Translate