sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nos bastidores dos eléctricos (III): A folha que parece manteiga e a areia que parece fazer milagres...

Hoje enquanto aguardava que o "homem dos queijos" fizesse as suas entregas na Rua da Graça porta sim, porta não, decidi registar esta imagem que pouca gente dará tanta importância como nós guarda-freios. As primeiras chuvas são péssimas para os eléctricos devido à gordura acumulada nos carris, mas se a isso juntarmos a folha caduca então o melhor mesmo é ter atenção redobrada, reduzir a velocidade e claro está ter os areeiros bem compostos porque a areia é uma preciosa ajuda. Com a diminuição do período diurno, a descida da temperatura e aumento de humidade, observamos a queda das primeiras folhas, sabemos que o equinócio do Outono está a chegar.

"Mas porque é nesta altura do ano que caem as folhas?" questiona o site ciência viva na imprensa regional e a resposta também lá está... 

"Tal como muitos animais hibernam em períodos de frio para assegurar a sua sobrevivência em períodos que têm menos alimento disponível e condições climáticas extremas, também as plantas terrestres (inferiores e superiores) têm os seus mecanismos, que asseguram a biodiversidade de flora que o Homem tem disponível. Com a diminuição de luminosidade as folhas caem e as plantas entram num período de dormência, que finaliza mais um ciclo. Este é um mecanismo de defesa e poupança de energia para na Primavera, quando todas as condições ideias estão reunidas, sermos presenteados com o espectáculo que todos apreciamos, o brotar dos primeiros rebentos e o desabrochar das primeiras flores, formando tapetes de cor indescritíveis e de uma beleza inigualável". 

Mas teorias e naturezas à parte, o certo é que este é dos períodos mais propícios a deslizes e chega então a altura de se pressionar mais a betoneira do areeiro. Sim o eléctrico tem areia! Muitos desconhecem mas ela é uma grande ajuda para criar aderência entre as rodas e o carril evitando assim a patinagem. Se muitos acham estranho o som projectado no interior cada vez que é accionado o botão do areeiro, outros que por lá andam há muitos anos e que fazem do eléctrico o seu transporte diário chegam mesmo a dizer "mete areia!".

A assim fica desvendado o porquê da existência de areia nos carris.

2 comentários:

Anónimo disse...

"juntarmos" :)

CR 35 disse...

Areia já há! falta o chapéu de sol e o bronzeador.

Translate