sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Setembro idiomático à semelhança de anos anteriores...

Setembro voltou à semelhança de anos anteriores, com muitos alugueres. A presença de Cruzeiros no porto de Lisboa, traz sempre muitos turistas para a capital portuguesa, que não dispensam uma viagem a bordo das «casinhas» amarelas, muito embora, para eles a cor pouco importe. E esta semana comecei com um serviço no eléctrico turístico da Carristur, que diariamente transporta quem pretende descobrir Lisboa, sem correrias e apertos, apesar de muitos correrem atrás do eléctrico. Mas o primeiro dia de trabalho da semana acabaria com um aluguer para um grupo russo. 

O segundo dia, marcava o regresso à 25E, muito embora não morra de amores por tal carreira. Contudo é sempre bom ver e saber como pairam os ares por outras bandas, até porque este regresso à 25E, levou-me uma vez mais a regressar à borracha devido a uma avaria no eléctrico, que me permitiu ir até Miraflores buscar uma "sprinter", ou mini-bus se assim preferirem. Digamos que foi um dia misto, porque a tarde foi novamente a bordo dos eléctricos vermelhos e com a admiração generalizada ao passar pela área do Corpo Santo, quando se avista a rua cor-de-rosa da cidade, numa iniciativa levada a cabo pela «Absolut Vodka», que ali realizou um evento no passado dia 5/09.

Já hoje, o dia começou num dialecto pouco comum por cá. "-Velkommen til historisk trikk fra Lisboa!", anunciava a guia dando as boas vindas em norueguês  ao grupo que esta manhã viajou entre a Estrela e as Portas do Sol. Tem sido de facto uma semana composta por vários idiomas, que vão mostrando a multiplicidade de passageiros que vamos transportando colina acima, colina abaixo. Pois já no dia anterior tinha transportado um grupo russo e já pela tarde no circuito das colinas, um simpático grupo oriundo de Basel, com o seu dialecto cantão bem vincado.

Os próximos três dias de trabalho, serão igualmente ao serviço dos turistas que nos visitam, e para ver estou quais os próximos idiomas a serem transportados, com o objectivo sempre de tentar aprender um pouco do que por lá se vai falando. Assim sendo, resta-me agradecer a todos os leitores, por continuarem a seguir o dia-a-dia a bordo dos eléctricos da Carris e como aprendi a dizer obrigado em russo, com o grupo que transportei esta semana, aqui fica o meu "спасибо" (lê-se spâ-ci-ba).

Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.
 

1 comentário:

CR 35 disse...

Spaciba? parece mais QUENACUBO...:)
Mas é de facto saboroso ver a admiração de quem nos visita a deslumbrar-se a cada curva que o amarelinho percorre!faz falta esta mistura no dia a dia de outras culturas, embora não nos transmitam o seu saber, pelo menos aprendemos em educação,postura e espontaneidade.Venham mais para que mais amarelinhos sejam retirados do pó ou copiados com roupagem e carroçaria nova.Boas viagens.

Translate