terça-feira, 10 de setembro de 2013

[Off Topic]: Pelas muralhas do Castelo com arte e estadia no coração de Lisboa



Lisboa continua a surpreender-nos e durante esta folga larguei a manivela do controller, a válvula de guarda-freio e fui até ao local que mais apregoo ao longo do dia – o Castelo de São Jorge, acompanhado claro está, da máquina fotográfica que foi útil para registar dois motivos bastante interessantes entre as muralhas e o bairro do Castelo. As vistas sobre o rio e sobre o casario dispensa de apresentações, e um passeio pelo Castelo de São Jorge é obrigatório para quem visita Lisboa. Para lá chegar basta apanhar um dos eléctricos 12E ou 28E até às Portas do Sol ou se vier da zona da Praça da Figueira tem também, o autocarro 737.


Aguarelas animadas retratam o dia-a-dia do 28 pelas ruas de Lisboa

Durante a sua visita ao Castelo irá certamente encontrar alguns artistas pelas ruas e pátios que se encontram entre as muralhas, promovendo e vendendo os seus trabalhos, que são autênticos souvenirs de Lisboa.  Entre eles chamou-me à atenção um conjunto de pinturas com o emblemático 28 numa versão animada nunca antes vista. 

A arte e engenho daquelas pinturas que retratam Lisboa e os eléctricos de forma colorida e animada estão a cargo da Gui e do Hauke que dispõem do Atelier G.H. na Rua do Salvador, número 49, bem no coração de Alfama. Os originais pintados estão expostos lado a lado com as reproduções que juntos fazem parar quem por ali passa, nem que seja para esboçar um simpático sorriso sobre o que ali é apresentado ou para deixar palavras de apreço aos artistas. Outros há como eu, que não resisti ao trabalho e simpatia da Gui e trouxe para casa uma bela recordação de Lisboa e claro está do meu quotidiano a bordo do 28 rumo à Graça. 

Mas para além da arte aqui demonstrada, das bonitas imagens que se podem obter da cidade através das muralhas do Castelo de São Jorge, muitos mais motivos de interesse há para lá das portas do monumento. Eventos durante todo o ano, feiras, exposições, restaurantes e um bairro pitoresco no coração de Lisboa. O Castelo de São Jorge funciona das 9h00 às 18h00 de1 Nov a 28 Fev, e das 9h00 às 21h00 de 1 Mar a 31 Out. Os residentes do concelho de Lisboa não pagam a entrada que custa 7.50 € e os passageiros dos circuitos da CarrisTur têm desconto, à semelhança do que acontece com outras parcerias e que podem ser consultadas no site do Castelo de São Jorge em castelodesaojorge.pt

Mas para que fica rendido a este bairro pitoresco de Lisboa, o Diário do Tripulante deixa também uma sugestão de alojamento, porque afinal de contas, nos tempos que correm, não há impossíveis.

Dormir no Castelo com vista sobre Alfama e o Tejo

Na colina do Castelo há sempre lugar para mais um, dois ou três. Com o encanto de Alfama a seus pés, e com o soar da campainha do eléctrico 28 de fundo, os apartamentos mais emocionantes e bem localizados são os da LiveLisbon, que se encontram no Largo de Santa Luzia, número 7, desde Agosto de 2011. Por ali têm passado inúmeros turistas e os comentários são bastante positivos. O André, o Ricardo e o Luís são os mentores deste projecto que visa dar a quem nos visita todo o conforto durante a estadia na capital portuguesa, num ambiente familiar e acolhedor divididos por três apartamentos. «Alfama Balcony», o «Tram 28» e o «Fernando Pessoa», são os nomes que caracterizam cada um dos apartamentos decorados a rigor com estes símbolos de Lisboa.

Alfama o 28 e o Castelo estão portanto a um passo e tudo à distância de um click. Para efectuar a reserva da sua estadia poderá fazê-lo directamente através do site http://www.livelisbon.com/, tornando assim ainda mais inesquecível as suas férias em Lisboa.


O "Diário do Tripulante" informa que os interessados nas aguarelas da Gui e do Hauke, podem contactá-los através do mail haukevagt@gmail.com ou através do site ateliergh.deviantart.com . O atelier G.H. localiza-se na Rua do Salvador, 49 e podem ser também encontrados no Castelo de São Jorge.

Os Apartamentos LiveLisbon estão disponíveis também na Internet através do endereço livelisbon.com mas também no facebook em facebook.com/livelisbon



Sem comentários:

Translate