segunda-feira, 17 de junho de 2013

[Off Topic]: Pedro Castanheira volta à cidade com «Lisboa em si»

Se segue regularmente o que por aqui vai passando neste blogue, já terá certamente lido o nome de Pedro Castanheira e ouvido pelo menos um dos seus trabalhos. «Carris em Si» juntou as várias campainhas dos eléctricos que fazem parte do espólio do Museu da Carris num resultado musical brilhante e agora seguem-se outros sons de Lisboa, com o objectivo de explorar as possibilidades musicais de uma cidade à beira rio. O desenho e toponímia de Lisboa servem como anfiteatro natural para uma paleta de sons e texturas que a caracterizam de forma única e sedutora.

Depois da noite passada no Museu da Carris, Pedro Castanheira propõe agora noite diferente mas ao ar livre. Uma composição musical de sete minutos, recorrendo aos apitos de embarcações, viaturas de bombeiros, comboios, sinos de igrejas e campainhas de eléctricos. Cerca de cem músicos irão interpretar uma peça original em directo, coordenados entre eles via rádio e espalhados pela zona ribeirinha da cidade. E nesta orquestra estão bombeiros, mestres, guarda-freios, maquinistas, enfim anónimos de uma cidade que não podia viver sem eles. 

E a música faz-se já na próxima sexta-feira, dia 21 de Junho de 2013 quando forem 22h00 e durante 7 minutos em toda a zona ribeirinha da cidade de Lisboa, delineado a este pela igreja de St. Estêvão, a oeste pela igreja de St. Catarina e a norte pelo Miradouro de S. Pedro de Alcântara. E serão 7 os pontos de escuta, que serviram também de referências espaciais para um melhor entendimento da dinâmica dos sons neste palco improvisado – Miradouro de ST. Catarina, Praça Camões, Miradouro de S. Pedro de Alcântara, Miradouro da Graça, Castelo de S. Jorge, Miradouro de St. Luzia e Praça do Comércio.  

O convite está portanto feito, mas se ficou com dúvidas mesmo depois de ler tudo isto, veja então pela própria voz do músico como será o evento que na próxima sexta-feira tornará diferente a noite da cidade das 7 colinas durante 7 minutos, através da reportagem que o programa «Agora» da RTP2 apresentou.




Mais informações sobre esta iniciativa em http://www.lisboaemsi.com/

1 comentário:

JC Duarte disse...

Obrigado e lá estarei.

Translate