sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Ascensor da Bica está de parabéns pelo seu 121.º Aniversário

O Ascensor da Bica está de parabéns! Completa hoje o seu 121.º aniversário. O ascensor, produto da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado no dia 28 de Junho de 1892, estabelecendo a ligação entre a Rua de S. Paulo e o Largo do Calhariz. Desde essa altura, o transporte tornou-se um verdadeiro ex-libris da cidade, atraindo milhares de turistas, para além dos lisboetas que todos os dias o utilizam. Está classificado, desde Fevereiro de 2002, como Monumento Nacional e foi o primeiro transporte de Lisboa criado para percorrer uma das encostas mais íngremes da cidade. 

Recorde-se que o Ascensor da Bica, liga a Rua de São Paulo, ao Largo do Calhariz, servindo também de ligação entre as carreiras 25E e 28E, sempre com o casario e o Tejo como pano de fundo. Referência para os habitantes da Bica, Bairro Alto e até turistas, o Ascensor da Bica continua assim a ajudar a vencer uma das colinas mais íngremes da cidade.

Veja então algumas das bonitas imagens que o Ascensor da Bica nos continua a proporcionar ao longo das suas viagens...





2 comentários:

CR 35 disse...

Parabéns ao ascensor .Hoje talvez não fosse possível a sua realização ,os homens de hoje não têm visão futura!mas quem na altura o mandou construir de certeza que viu algo.....até quando?

Jaime A. disse...

Parabéns ao elevador da Bica e ao excelente fotógrafo!

Translate