À semelhança do que acontece em algumas das cidades europeias, Lisboa vai ter um "eléctrico" café em breve. Há alguns anos instalado em Belém, servindo de apoio aos tripulantes que ali têm rendições, a fim de realizarem pequenas refeições e usufruir do merecido descanso, o atrelado N.º173 que circulou em Lisboa entre 1952 e 1988, ganha agora nova vida. A parceria entre a Carris e o «Banana Café», teve em conta a preservação e renovação, sem custos para a empresa, o que à partida poderia causar alguma estranheza quanto ao resultado final da imagem a transmitir do atrelado. Contudo o «Diário do Tripulante» aplaude desde já o restauro do eléctrico que voltou a ter as cores da Carris mais vivas, transmitindo assim melhor imagem a quem por ali passa.
Aquele espaço que envolvia um estacionamento desorganizado, ganhará então dentro de alguns dias um novo café e uma esplanada para as tardes de sol que este Verão promete trazer. Com projecto de RRJ Arquitectos, esta iniciativa do «Banana Café» contará com um deck em redor das árvores, mesas e um espaço reservado aos tripulantes, dando assim continuidade à utilidade que o mesmo tinha anteriormente.
Com alterações significativas, nomeadamente referentes ao que se exige na área da restauração, o certo é que o atrelado voltou a Belém e com melhor aspecto. Agora prosseguem os trabalhos da área envolvente que a constatar pela imagem do projecto, deixará de ter carros e ganhará mais um espaço de lazer para os lisboetas e para quem nos visita, num local emblemático e com recurso a um veículo que faz também ele parte da história de Lisboa. Recorde-se que também noutras cidades europeias, são usados os transportes públicos para a criação de espaços de lazer e cafés, criando assim uma ligação mais forte entre o veículo e os utentes do café, como acontece por exemplo em Praga, com o «Tramvaj Café», também localizado numa das praças emblemáticas da cidade.
O «Tramvaj Café» é uma das atracções da Praça Venceslau, onde circulou a carreira 11 e um dos locais escolhidos pelos turistas para desfrutar de um sumo, de um café, ou até de pequenas refeições. Agora chega a vez de Lisboa ganhar um espaço idêntico, usando um atrelado que também circulou pela praça onde agora ficará instalado como «Banana Café».
2 comentários:
O fascínio é tanto que não podia faltar......comparação(Risos).Em vez de os mandarem para a sucata deviam fazer isto a mais alguns e espalhá-los pela cidade onde já circularam fazendo lembrar ao mais novos e aos mais velhos que Lisboa já foi Eléctrica e este em Belém vai dar outro charme aquela zona!
Sem duvida uma muito boa noticia. Quando vi que o atrelado tinha desaparecido, achei que tinha sido a CML ou a Carris a desaparecer com ele para uma sucata... afinal estava redondamente enganado e ainda bem
Enviar um comentário