sexta-feira, 29 de março de 2013

Diário do Tripulante – Versão 3.0

O Diário do Tripulante ganha a partir de hoje uma nova imagem. Mais colorida e animada, esta imagem que compõe o novo logotipo do blogue e um fundo mais animado, dá assim continuidade à evolução deste espaço, acompanhando as mudanças que foram surgindo ao longo dos cinco anos que está na rede. E tudo começou a 11 de Agosto de 2007 quando decidi abrir este espaço de partilha deste universo,  para muitos desconhecido. O desenho do autocarro Volvo movido a gás natural, da autoria de Vítor M.Vaz dava assim as boas vindas a quem entrava em diariodotripulante.blogspot.pt

O primeiro logótipo do «Diário do Tripulante» da autoria de Vítor M.Vaz (2007)

Sobre rodas ou nos carris, as histórias e episódios aqui relatados neste blogue, têm composto um misto daquilo que é o dia-a-dia de um motorista ou de um guarda-freio na cidade de Lisboa. O que começou numa brincadeira, acabou por se tornar o ponto de encontro de muitos, tal como os autocarros e eléctricos desta cidade, que cruzam vidas a cada viagem que fazem pelas ruas da capital.

A verdade é que este espaço já vinha juntando as duas profissões que compõem a cara da Carris – os motoristas e guarda-freios, um ano após a sua abertura e em Setembro de 2009 chegava a altura de dar uma nova imagem ao blogue «Diário do Tripulante», com recurso a uma fotomontagem da autoria de Daniel Pedrogam, que gentilmente cedeu a imagem que juntava um autocarro a um eléctrico, porque a partilha de histórias por parte de colegas de outras estações era já uma realidade. 


A fotomontagem de Daniel Pedrogam adaptada às colinas de Lisboa (2009-2013)

Mas em 2010 surgiu a oportunidade de me transferir da Musgueira para Santo Amaro e passava assim a andar na linha, mas sempre sem deixar de lado a minha paixão pelos autocarros. No fundo, Lisboa não seria a mesma sem os “amarelos” sejam eles numa versão borracha ou ferro. As histórias vividas enquanto motorista, passavam assim a partilhar o espaço com histórias vividas sobre carris, nas cinco carreiras que resistem da rede de eléctricos. Os textos aqui publicados passavam agora a abranger toda a rede da Carris.

E muito mudou. O blogue contou cada vez mais com fotografias, vídeos, sugestões e chegou mesmo a dar origem ao livro “Diário do Tripulante – As melhores histórias e aventuras”, editado pela Fonte da Palavra em Junho de 2012. Surgiu também a página do facebook e a aproximação a outros targets.

As duas realidades, a partir de agora, ilustradas por Patrícia Costa (2013)
Nesse mesmo sentido surge agora este novo logótipo que passará a dar as boas vindas a quem entra neste espaço que pretende manter o espírito jovem e criativo, e se possível com um pouco de ironia à mistura. Da autoria de Patrícia Costa, arquitecta de profissão e freelancer de ilustração nas horas vagas, este novo desenho inclui tudo o que já faz parte deste espaço. Lisboa como pano de fundo, onde não podiam faltar os seus símbolos emblemáticos, entre os quais os tão procurados pelos turistas, Castelo de São Jorge e a Torre de Belém. A rede da Carris também não foi esquecida porque é nela que se desenrolam as histórias aqui relatadas. Nesse mesmo sentido escolhi para o fundo do blogue a malha da rede com recurso a cores suaves para não cansar, nem distrair o leitor do assunto principal.

A paragem do novo banner é portanto o ponto de partida para esta nova viagem pela nova imagem deste blogue que destaca as minhas duas carreiras preferidas da rede, a 735 enquanto motorista e a 28E enquanto guarda-freio, e que tão bem representadas ficaram nesta ilustração da Patrícia Costa que além de leitora assídua deste espaço desde os primeiros dias é também, autora da página no facebook dedicada ao 28 (www.facebook.com/kvintee8), enquanto modelo à escala, também resultado desta beirã de gema que é apaixonada por Lisboa e pelos nossos eléctricos.

Importa no entanto, além dos agradecimentos à Patrícia por ter acreditado e colaborado neste projecto, renovar uma vez mais os agradecimentos aos autores dos logótipos anteriores, o Vítor M.Vaz e o Daniel Pedrogam, que também fazem parte da história deste espaço que se foi construindo aos poucos. Veja então como foi o processo desta mudança de imagem no vídeo que se segue...


Mas as novidades não ficam por aqui. Esta versão 3.0 trás também uma nova identidade ao blogue com um domínio mais português. Agora torna-se mais fácil aceder e partilhar o endereço deste espaço que também é seu. www.diariodotripulante.pt é o novo domínio deste espaço. Partilhe-o com os seus familiares e amigos para que todos juntos sigam esta viagem que nos une.

 

Aos leitores, resta-me agradecer pela confiança e por continuarem a seguir viagem neste blogue e desejar que continuem a ter boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.


Rafael Santos

4 comentários:

CR 35 disse...

ADOREI o novo fundo do blog está muito bem estruturado.Parabéns à Patrícia Costa que conseguiu um resultado fantástico com a personagem do Rafa nos dois ícones de Lisboa os amarelos da Carris.Bravo.

Andre Bravo Ferreira disse...

Como leitor assíduo deste blog tenho a dizer que gosto bastante deste novo visual. Está está fantástico!
Parabéns a todos os envolvidos e para ti, Rafael, espero que continues a brindar-nos com as magníficas histórias sobre a nossa cidade.
Vamo-nos encontrando por aí.

Grande abraço.

José Carlos Igreja disse...

Muito giro.
Parabens

Vitor M. Vaz disse...

Gostei do novo visual.

Translate