terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

É Carnaval, ninguém leva a mal...

Longe vão os tempos em que o Entrudo era comemorado nas ruas da capital, por pequenos e graúdos, mas o certo é que neste ano de 2013 os foliões não saíram para as ruas da cidade onde está instalado o Governo que também hoje trabalhou, porque o Feriado, esse também já não faz parte do calendário. Foi um dos que foi eliminado e não admira portanto que durante o dia de ontem muitos foram os órgãos de comunicação social a referir o facto dos trabalhadores dos transportes continuarem a usufruir deste dia como feriado por estar consagrado no Acordo de Empresa. A notícia confirmou o que alguns já sabiam e indignou aqueles que tiveram de passar a trabalhar neste dia. Uma vez mais os trabalhadores dos transportes foram, digamos, apontados como grande parte dos problemas do país e as vozes de descontentamento foram muitas e a maioria vindas daqueles que sempre ficaram em casa neste dia, quando nós tivemos de ir trabalhar, porque os transportes são como o padeiro, não param.

No entanto quando esta manhã me desloquei para a estação de Santo Amaro, vi uma acalmia que só era interrompida junto à estação do Cais do Sodré, devido à greve na CP. Autocarros e eléctricos circulavam sem atrasos e longe de terem a lotação completa. As lojas ora estavam de grades corridas, ora tinham simplesmente um aviso... «No dia 12 de Fevereiro, estamos encerrados!»

As ruas pareciam um pouco desertas do Martim Moniz aos Prazeres e gente só se via mesmo no eléctrico 28E ou no 15E, um por ser ele próprio atracção turística da cidade, outro por servir a zona monumental de Belém, muito procurada pelos turistas que nos visitam. Na verdade, se muitos procuraram Torres Vedras, Ovar, Loulé, etc... ,  para comemorar o Carnaval, outros encontraram nas casinhas amarelas o melhor entretenimento. Martim Moniz, Feira da Ladra, Chiado e Prazeres eram as paragens com mais procura num dia em que nem o Castelo pareceu acolher tantos turistas.

Nas Escolas Gerais, um casal de idosos entra no eléctrico com destino aos Prazeres e depois de me saudar, dizem estar satisfeito pelas poucas pingas de chuva que já tinham caído pela manhã, «é sinal que vamos ter a Páscoa na rua com Sol», justificavam. Dali iam em busca de uma loja, mas a mesma estava fechada, provando que afinal o Feriado não vem no calendário, mas continua a ser gozado e não só pelos trabalhadores dos transportes. Afinal de contas é Carnaval, ninguém leva a mal...

1 comentário:

CR 35 disse...

Com um ou dois feriados inúteis este podia ser decretado nacional pois,movimenta pessoas e gera receitas mas parece-me que o espírito brincalhão do nosso povo vai desaparecendo.Resta-nos o Santo António que não é Nacional mas é divertido.

Translate