sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O "rico Salazar" defendido com garras no 25E

E quando de repente surgem batedores da PSP, ordenando a interrupção da marcha do autocarro para passarem elementos do governo nas imediações da Assembleia da República, uma Sprinter (modelo de autocarro que ultimamente tem circulado na carreira 25E), mais parece ser um café onde os clientes lançam farpas como se os ouvissem. Chegam mesmo a desabafar. «Mas admite-se uma coisa destas? Parar o povo que trabalha para passarem os ladrões...», dizia indignado um senhor já com alguma idade. No lugar do lado oposto uma senhora repostava «Meu rico Salazar. Nunca passei fome, lavei muita roupa no tanque e ainda aqui ando e nunca vi isto como agora!»

As conversas cruzavam-se dentro daquele mini-autocarro parecendo até uma discussão de um qualquer debate televisivo porque o senhor em causa prosseguia com a conversa. «Fui moço de recados. Aprendi a matar frangos. Trabalhei aqui no matadouro de São Bento que muitos não se devem já lembrar e nem no tempo de Salazar e do Marquês Pombal vi isto desta maneira. Ando aqui desde mil nove e quarenta e dois...»

Feitas as contas rapidamente, constatei que as pessoas quando se exaltam nem pensam no que dizem, porque certamente que Marquês de Pombal não governou o país há 71 anos atrás mas sim há muitos mais. A certa altura da conversa a gritaria cruzada era tanta dentro daquele autocarro que já me doía a cabeça e por instantes apeteceu-me reencarnar em Fátima Campos Ferreira, não para pedir que parassem de bater palmas, como no "Prós e Contras", mas para que se calassem um pouco porque aquilo era um transporte público. 

Mas afinal de contas até se iam dizendo algumas verdades porque «eles tiram é ao zé povinho e quem se lixa é o mexilhão», rematava um terceiro passageiro, perante o riso espontâneo de outros que seguiam naquela viagem rumo aos Prazeres. E assim foi o dia na 25E.

5 comentários:

Flor disse...

E ainda bem que estavam todos de acordo porque senão, lá tinha que entrar a policia em acção rsrsrsrs.
Gostei da do Marques de Pombal.Ainda bem que tudo terminou em bem e com Prazeres rsrsrs.

Desejo-te um feliz ano de 2013.

Um abraço
Flor

N1981S disse...

Rafael

gostaria de saber se a razão pela qual circulam esses carros na 25E. é verdade que a carris não tem dinheiro para efectuar a manutenção aos eléctricos?

abraço

CR 35 disse...

Quando alguém Governa um País que só retira os parcos cobres que recebem no final do mês ,conjugado com a falta de civismo ,respeito e a sensação de injustiça diária o povo sente saudades de tempos já idos.Não seria preciso nenhum Salazar ou Marquês de Pombal mas sim alguém que dê o real valor aos que labutam todos os dia para pôr o pão na mesa.

Rafael Santos disse...

N1981S,

Segundo consta, a empresa que reparava os compressores dos eléctricos faliu, pelo que a empresa está agora a estudar alternativas. Em breve poderá melhorar a situação que se vive actualmente .

Cumprimentos,

Rafael Santos

Jorge Nogueira disse...

O Salazar era um santo comparado com estes lobos. Deputados e autarcas reformados aos 40 anos! E com reformas acima dos 3000 euros. Infelizmente somos muito mal governados.

Translate