domingo, 25 de novembro de 2012

[Off Topic]: Como nuestros hermanos nos ven

Diariamente milhares de turistas são transportados nos veículos da Carris, e em grande parte os autocarros e eléctricos são a ajuda preciosa para conhecerem a capital portuguesa e o ponto de partida para um leque de memórias que tão rápido não se apagarão daqueles que escolheram Lisboa como destino das suas férias. Com o rio a seus pés, a cidade das sete colinas é fácil de se amar, uma cidade com romantismo e encantadora quer pelas suas ruas estreitas nos bairros mais pitorescos, quer pelos seus monumentos e centralidade.

Não admira portanto que os comentários a bordo dos eléctricos, nomeadamente na carreira 28E, sejam de surpresa a cada curva, a cada subida e até mesmo a cada paragem. Entre os turistas que nos visitam aqueles que não conseguem esconder a forma como se surpreendem com a beleza de Lisboa são nuestros hermanos espanhóis que ao verem por exemplo a vista que se obtém do miradouro das Portas do Sol, não deixam de comentar «que chulo!!!» 

Já do outro lado do Oceano o povo irmão que chega do Brasil, também está na frente desta corrida por amores a Lisboa. Dão mais valor à comida portuguesa, ficam encantados com Alfama, o berço do Fado a paredes meias com a Mouraria. Não querem voltar para o outro lado do mar sem andar no bondinho e no final acaba sempre por ser uma viagem «muito legal!!!»

Importa portanto saber e conhecer o que estes turistas guardam nas suas recordações, cumprida que está, a nossa missão de lhes dar a conhecer a cidade com a amabilidade que nos caracteriza como povo. Diversas pesquisas no YouTube chegam para ver os vídeos pessoais que têm prazer em partilhar, as fotos que tiram e também o que dizem nas televisões dos seus países. E como é bom saber como somos vistos e amados lá fora, convido agora a ocupar um pouco do seu tempo com uma "viagem" até ao país vizinho, onde através de um programa televisivo, os castilhanos que por cá habitam mostram a cidade das sete colinas. Dos monumentos ao pastel de Belém, passando pelas grandes avenidas e pelos eléctricos e elevadores, o programa mostra Lisboa vista por quem escolheu Lisboa para viver.


Ora digam lá que não é fácil amar esta cidade!

 

3 comentários:

CR 35 disse...

Gostei de ver ! só não concordo com a banda sonora .Acordeon ?na cidade de Lisboa!Esther Gomez excelente cicerone!aos restantes é de louvar também a preocupação de conhecer a história de uma cidade como Lisboa e a resposta é sim é fácil de amar mas ....muito difícil de cuidar dela!

Nacho Díaz-Delgado disse...

Felicidades, Rafael. Lisboa es una ciudad que nos encanta, a la que regresamos siempre que podemos. En cada ocasión, descubrimos algo nuevo y fascinante. En mi blog he dejado constancia más de una vez de este sentimiento. Saludos cordiales desde Madrid

Rafael Santos disse...

Muchas gracias por sus palabras Nacho Díaz-Delgado. Saludos desde Lisboa.

Translate