domingo, 26 de agosto de 2012

Ás voltas com a "Volta" na 15E entre Algés e S.Amaro...

Se a semana foi confusa pelos lados da 28E e do circuito das colinas, o mesmo era de esperar nesta tarde de domingo, com muitos turistas na capital e claro está a final da Volta a Portugal em Bicicleta que voltou a cortar a circulação no centro da cidade. Quando vi a escala e vi que iria estar na 15E, temi o pior, mas o certo é que foi um dia bastante tranquilo, com o corte da carreira a Santo Amaro, os eléctricos circularam apenas entre a estação de S.Amaro e Algés e tudo por causa dos ciclistas que vindos de Sintra, terminaram a etapa no Marquês de Pombal. 

Confirmei uma vez mais que a bandeira de destino até podia ser do tamanho da bandeira nacional que está no topo do parque Eduardo VII, porque ter lá a inscrição no destino «R.Junqueira (C.Congressos)», era o mesmo que dizer «Pr.Figueira» e o problema era generalizado entre portugueses e estrangeiros. Se em Algés havia feira de antiguidades, já em Belém, havia pastéis e claro, muitos monumentos que acabam por atrair sempre grandes multidões que enchem por completo o articulado.

O pior mesmo era a aproximação à paragem final, quando através do sistema de áudio, alertava para o fim da viagem... «Boa tarde Srs. passageiros. Devido à realização da última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que se realiza em Lisboa, esta viagem termina na próxima paragem. Pede-se o favor de abandonarem o eléctrico», porque até estava naqueles dias em que decidi dar um certo ambiente de tripulação aérea ou porque não, do metropolitano, tendo inclusive dito algo mais curto e em inglês até porque a maioria eram estrangeiros. 

Poucos foram os que responderam ao primeiro aviso, mas numa segunda chamada de atenção, lá o eléctrico se esvaziava. Mas um senhor teimou em fazer-se difícil, até que tive de abrir a cabine e dizer-lhe que tinha de sair porque já tinha terminado a viagem. Resposta do senhor: «Mas isto também anda sempre a avariar!» E lá lhe esclareci que não era avaria, mas sim a volta a Portugal em Bicicleta e ele teimava...«Isto precisa é de uma reforma pá!»  Então «se não se importa, saia e aguarde por um autocarro. Obrigado», pedi-lhe.

Mais uma viagem para Algés e na volta um cenário idêntico. Foi assim toda a tarde até ficar o percurso normalizado. Normalizou o percurso, mas lá teria de surgir a interrupção, mesmo na última viagem antes de ser rendido para a pausa do jantar. Quinze minutos parado e foram só quinze porque os turistas que vinham da Torre de Belém vinham inspirados na batalha dos portugueses de outrora, e decidiram pegar no carro. O eléctrico lá passou e a viagem prosseguiu já atrasada até à Praça da Figueira e já com a vitória de David Blanco pela quinta vez consecutiva, na Volta a Portugal em Bicicleta. Amanhã não há Volta, mas há mais voltas e desta feita pelos carris da 28E.

1 comentário:

CR 35 disse...

IRRA! quando é que o nosso POVO começa a fazer uso dos neurónios? definitivamente a escola passou ao lado ..a básica !as RTP'S vão dar cabo do entretenimento da populaça que já de si liga aos Gouchas ,e ás piroseiras da Fátima e da outra que não me lembra em vez de incentivarem o uso desses mesmos neurónios para coisas simples do dia a dia como utilizar um telemóvel,uma caixa MB ,um ou ler simplesmente um bandeira de destino.Boas viagens e que venham mais ingleses daqueles brutos que encostem à parede aqueles teimosos que se esqueceram da régua em casa par medirem os metros que devem estar entre
o passeio e a via!

Translate