quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FORMAÇÃO: Das 360 páginas aos 24 metros...

Tem aproximadamente 360 páginas, 13 capítulos, várias imagens, explicações e tudo com um objectivo, o de dar a conhecer como se deve trabalhar com o eléctrico articulado da Carris. Engana-se portanto quem pensava que eu tinha decido agora seguir a carreira de Padre, ao ver um livro com algum volume e de dimensões reduzidas. Na verdade esta é a Bíblia sim, mas do eléctrico que em 1995 chegou a Lisboa para ligar a Cruz Quebrada à Praça da Figueira, mas que acabou por ficar sempre a funcionar entre Algés e a Praça da Figueira.

Depois de dois anos de condução do tradicional eléctrico de Lisboa, tive então agora a oportunidade de tirar a formação destes "irmãos" mais novos e as diferenças são muitas, desde o tamanho ao seu funcionamento. Como tal a formação tem ajudado a esclarecer as dúvidas que vão surgindo ao longo dos dias. Depois dos primeiros dias em sala com os estudos técnicos, hoje foi o dia de ir para a rua conduzir, naquele que foi o primeiro contacto directo com o articulado da série 501-510.

O eléctrico reservado para o efeito foi o 503 e a publicidade do mesmo parecia ter sido escolhida de propósito. Na zona lateral e junto às portas lia-se «Respira Fundo... e Segue!». Havia melhor conselho para início da condução deste veículo?

As portas só abrem quando os botões estão com os led's acesos!
Entrámos então no eléctrico 503 que foi preparado conforme está estabelecido internamente e foi feito o "teste de componentes", que no fundo é uma verificação por parte do sistema de todos os elementos e seu funcionamento. Começava então mais uma etapa desta carreira. E não foi preciso muito para constatar algumas situações que acabam por ser engraçadas, embora quem esteja do lado de fora, não ache graça nenhuma que é o facto do eléctrico se aproximar das paragens e por muito que leve uma placa a dizer «Formação», bandeiras de «Reservado» e ainda indiquemos com o braço que não efectua paragem, eles insistem em bracejar mesmo quando o eléctrico já está para sair da paragem.

Depois há os que vêem um eléctrico amarelo e desatam a correr para a paragem ao estilo Rosa Mota, mas tudo não passa claro está, de um esforço físico, porque não fazemos ainda o transporte de passageiros. E por fim há os que tudo querem e tudo perdem! Um eléctrico remodelado da carreira 15E circulava na nossa frente e numa das paragens, várias foram as pessoas que ao avistarem o articulado decidiram aguardar por ele. Quando o eléctrico tradicional avança e constatam que o de trás afinal é de Formação, o movimento é generalizado e bem ao estilo de uma «flash mob» com o desânimo de quem parece ter acabado de perder o último comboio do dia!

E no geral, a formação tem sido bastante interessante e tem superado as expectativas no que ao carro diz respeito. 

[n.d.r.]: Foto do Eléctrico 503 tirada a 19/01/2012 e gentilmente cedida por Rogério Dias.

3 comentários:

CR 35 disse...

Agora com estes Rafael,o contacto pessoal será diferente ou nenhum já que a cabine é fechada .Podem acontecer histórias caricatas que ficarão por contar ,daquelas que relatas desde a avózinha com o neto à Ti Maria que pede o favor de sair na esquina pela frente!mas não pode parar porque são os Amarelos da Carris.

Anónimo disse...

É sempre angustiante ver um "Reservado" passar e imcompreensívelmente absurdo o ficar a olhar para ele... mesmo sabendo que não vai parar :-)

Parabéns pelo novo curso. Ainda vai ter muitas saudades do contacto com o público ;-)

Rafael Santos disse...

Apenas acrescentar que este curso de formação não limita-me apenas ao serviço nos eléctricos articulados. Continuarei a fazer as linhas 12.18.25.28 igualmente como até aqui. Este é apenas mais um crédito para o escalamento!

Versatilidade acima de tudo!

Abraços

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