quarta-feira, 2 de novembro de 2011

[Off Topic]: Conselhos úteis - A regra da prioridade

Sabia que... a maioria dos automobilistas que circulam na cidade de Lisboa não dão prioridade ao eléctrico? Na verdade e segundo o código da estrada, perante um cruzamento, entroncamento ou rotunda, sempre que não exista sinalização, os veículos que circulam sobre carris têm prioridade, facto que diariamente é desprezado por centenas e centenas de automobilistas que ao avistarem o eléctrico a única reacção que têm, é levar ao máximo as rotações do motor com vista a passarem à frente do «amarelo».

Importa portanto dar a conhecer ou relembrar o artigo 32º do Código da Estrada.


Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos

 
1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
2 - Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes.
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Agora que está transcrito o artigo 32º do Código da Estrada, ao avistar um veículos sobre Carris, pratique uma condução defensiva e dê prioridade ao eléctrico.

Boas viagens pela cidade de Lisboa...

3 comentários:

CR 35 disse...

Tá certo !mas e os outros ?

jmsc disse...

e já que falamos de código: os motoristas e os guarda- freios da carris podem usar telemóvel enquanto conduzem?

Anónimo disse...

claro que podem usar telemovel, senão os responsaveis da carris, tal como expedidores não ligaval para os tripulantes quando estes estão em serviço.

Translate