segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Há coisas que nunca mudam...

Encontram-se amigos e amigas, empregadas e avós, pais e primos. É assim o regresso a casa num final de tarde, a bordo do eléctrico 28E, depois de mais um dia de escola. Alegres pelo regresso a casa, ainda no profundo estado de euforia, muitos, até irrequietos, esgotando a paciência dos avós, dos pais ou até mesmo das empregadas, para os mais finos, que os vão buscar à escola. Foi assim hoje, é assim todos os dias.
Mas hoje, entre as muitas crianças que fui transportando nomeadamente nas ultimas viagens da tarde, houve duas que me chamaram a atenção, não só pelas conversas habituais depois de um dia de escola, mas também por serem duas meninas entusiasmadas com os cromos da bola. Uma delas chegou mesmo a questionar a amiga sobre a colecção da Hello Kitty, mas a outra de imediato respondeu que já tinha terminado essa e que agora estava empenhada em concluir a de Futebol 2011-12, contando com a ajuda do pai.

«Já tens o André Vilas Boas?», perguntava ela, ao que a amiga respondeu: «acho que não, mas tenho de ver na lista dos que me faltam...». A conversa prolongou-se da Estrela aos Prazeres e passou pelo plantel da União de Leira, pelo Saviola e pelo Rui Patrício, tudo com o mesmo entusiasmo, que há anos eu tinha com os meus amigos, na troca de cromos. Um regresso ao passado, com a ajuda do cheiro inconfundível dos cromos da Panini, que iam sendo colocados em cima do controller, enquanto uma das jovens ia riscando os números na lista dos cromos em falta.

«Anda Mariana, que a saída é lá atrás!!», dizia a avó. Mas a Mariana não só tinha jeito para trocar cromos, como tinha também esperteza para aquele não ser um pretexto para ter de abandonar a amiga mais cedo. «Ó avó, pedimos ao senhor para sair pela porta da frente porque está muita gente. Ó senhor, deixa-me sair com a minha avó pela porta da frente?...», o que me provocou uma enorme gargalhada, e com a qual não fui capaz de negar a saída.

E assim valeu a pena fazer uma viagem do Martim Moniz aos Prazeres em plena hora de ponta, com o alto patrocínio da menina Mariana e com a prova que há coisas que nunca mudam.

1 comentário:

Xico205 disse...

Ehehehehe

É isto que eu tambem aprecio nos transportes publicos.

Fazem esquecer os passageiros que têm o comportamento exatamente oposto.

Cumps

Translate